terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mário Gatti funciona sem alvará de Bombeiros e Vigilância Sanitária

Situação é a mesma no almoxarifado municipal da Saúde

O hospital Mário Gatti, que atende os pacientes pelo SUS, não possui alvará do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Essa foi uma das constatações dos vereadores que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, em visita surpresa, na tarde desta segunda-feira (5), ao complexo hospitalar. Além da falta da documentação, foram constatados também problemas estruturais no prédio do hospital.

O presidente da CPI, o vereador Arly de Lara (PSB), acredita que é preciso fazer uma “reforma intensa”, fechando o hospital durante a obra, e concentrando os atendimentos no Hospital Ouro Verde.

O presidente do Mário Gatti, Salvador Pinheiro, disse que existe um Termo de Ajustamento de Conta (TAC) entre a Vigilância Sanitária e o hospital, para que sejam feitas melhorias. Pinheiro afirmou que está prevista uma reforma de todo o prédio para atender as exigências do Corpo de Bombeiros, e fez questão de ressaltar que embora a estrutura esteja comprometida, nunca houve nenhum incidente de incêndio no hospital.

Os vereadores da CPI também visitaram nesta segunda (5) o almoxarifado da prefeitura. Segundo Arly de Lara, a situação no local também “é precária”. Há vários equipamentos médicos estocados de forma inadequadas, de acordo com o parlamentar. O almoxarifado também não possui alvará dos bombeiros e da Vigilância Sanitária.

CPI
A CPI, que começou em setembro deste ano, já ouviu representantes dos hospitais Ouro Verde, Mário Gatti, Celso Pierro, Maternidade, Santa Casa e do Cândido Ferreira. Também prestaram depoimentos representantes da Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgências), da Diretoria Regional de Saúde do Estado (DRS) e da Central Municipal de Regulação. Pela administração municipal, falaram o ex-secretário municipal da saúde, Kerr Saraiva, e o secretário municipal de Recursos Humanos, Airton Aparecido Salvador, e o novo secretário de Saúde, Adílson Rocha Campos.

Além de Arly de Lara (PSB), que preside os trabalhos, a CPI é composta pelos vereadores Petterson Prado (PMDB), Francisco Sellin (PMDB), Dário Saadi (PMDB), Sérgio Benassi (PCdoB), Artur Orsi (PSDB) e Zé do Gelo (PV).

Prorrogação
A comissão protocolou na sexta-feira (2) um requerimento na Câmara que solicita a prorrogação dos trabalhos de investigação por mais 30 dias, a partir de 14 de dezembro. O requerimento, feito por Zé do Gelo (PV), deve ser votado na sessão desta quarta-feira (7).

EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.