quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Brasil apresenta alta taxa de morte e contaminação durante o período da pandemia de coronavirus

 O Brasil contabilizou total de 211.511 óbitos e 8.575.742 casos de Covid-19 de acordo com veículos de comunicação

      O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta terça-feira (19).

     O país registrou 1.183 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 211.511 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 969. A variação foi de +33% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de crescimento nos óbitos pela doença.

       Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 8.575.742 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 63.504 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 54.321 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +49% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de crescimento também nos diagnósticos.

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

300 mil caminhoneiros estão previstos para compor a greve do dia 1º de fevereiro

 Categoria se mobiliza contra preço do diesel e promessas não cumpridas após paralisação de 2018

     Uma nova paralisação está prevista para o dia 1º de fevereiro contra o aumento no valor dos combustíveis e diversas reivindicações que ficaram pendentes após a greve de 2018. Esse evento está sendo apoiado pelo Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) e apoiado pelos 22 grupos que compõem o colegiado.

    A greve prevê o apoio de 300 mil caminhoneiros em 18 estados brasileiros, que contará com a participação dos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará, segundo o presidente da Associação Nacional do Transporte Autônomo do Brasil (ANTB), José Roberto Stringasci.

    
       Por meio desse movimento, as entidades dos caminhoneiros buscam pelo reajuste dos combustíveis com o preço de paridade de importação (PPI), que é baseado nas cotações internacionais do petróleo, é uma das principais críticas dos caminhoneiros. As reivindicações também incluem a maior agilidade para a criação de um piso mínimo para o frete e a inclusão dos trabalhadores no debate da BR do Mar, o projeto do governo federal para incentivar o transporte de cargas por via marítima. “A lei para o piso mínimo é uma conquista de 2018, porém nunca se cumpriu até hoje e agora está parada no STF”, afirma Stringasci. Sobre o projeto de cabotagem, ele diz que a aprovação da medida trará impacto aos caminhoneiros.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Br do Mar: Objetivo e diretrizes

O governo almeja pela otimização dos gastos públicos e promoção do livre comercio com o programa Br do Mar

  O BR do Mar é o programa de estímulo ao transporte por cabotagem, que consiste na navegação entre portos ou pontos do território brasileiro que se utiliza de via marítima ou fluvial, o qual vem crescendo muito no Brasil.

   Esse projeto de incentivo a cabotagem foi enviado pelo governo federal, o qual tramitou na câmara, como urgência sob o número PL 4199/2020. Tal medida, tem como objetivo aumentar a oferta da cabotagem, incentivar a concorrência, criar rotas novas e reduzir custos. 

   A implementação do Br do Mar é de responsabilidade do Poder Executivo federal e cabe ao Ministério da Infraestrutura monitorar e avaliar, também deve estabelecer os critérios que serão observados em seu monitoramento e sua avaliação.