sábado, 4 de julho de 2020

Instituto Butantan testará vacina chinesa no combate ao coronavírus

A vacina será testada em voluntários de diversas regiões do Brasil


     Pedido realizado pelo instituto Butantan, situado em São Paulo, para participar da terceira fase da vacina desenvolvida por empresa chinesa, biotecnologia Sinovac, e atendido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
    Com isso, os novos testes, caso, venha apresentar os resultados esperados o governador de São Paulo, Doria, disse que a vacina será produzida no Brasil e distribuídas no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2021.
   Essa vacina, que está na fase 3, será testada em larga escala e esperasse que ela apresente a capacidade de criar anticorpos que consiga imunizar o individuo contra o novo coronavírus. Dessa maneira, será necessário escolher 9 mil voluntários nas cidades de Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio grande do Sul e Distrito Federal para os testes.

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Uso de máscara de proteção individual passa a ser obrigatória em São Paulo

Estado de São Paulo punirá pessoas que não estiverem usando máscara


    O estado de São Paulo integrou uma nova regra, o uso obrigatório de máscara em qualquer ambiente público das cidades paulistas, ao combate na contaminação pelo covid-19. Essa ação, inicialmente educativa, na quarta-feira (1), passa a vigorar legalmente, nesta quinta-feira (2). Pessoas que descumprirem está regra serão multados no valor de R$ 524 até R$ 5mil reais, que corresponde ao valor para pessoas e estabelecimentos, respectivamente. Contudo, ainda, há a possibilidade de o estabelecimento receber uma multa por não possuir placas informativas sobre a obrigatoriedade do uso de máscara.
     No entanto, pessoas que estiverem dentro de seus veículos particulares estão isentas do uso de máscara, com isso, torna-se opcional o uso dentro de automóveis. Já, em meios de transportes públicos como ônibus, metrôs e trens serão obrigatórios o uso do equipamento.
      A fiscalização contará com o apoio da polícia militar que trabalhará em conjunto com a vigilância sanitária. Esses profissionais atuarão em pontos que possuem o maior número de pessoas circulantes, nesse caso, quem passar sem máscara deve ser abordado pelos fiscais e vai precisar informar nome completo, CPF, endereço. A pessoa vai terá dez dias para recorrer. Se não pagar a multa, o CPF vai para a lista de devedores do estado.
   Também é possível denunciar quem estiver descumprindo a determinação por meio do número de telefone da Vigilância Sanitária: 0800-771-3541.

terça-feira, 30 de junho de 2020

Hemocentro faz uma campanha para doação de sangue

hemocentro da Unicamp reúne solidariedade para repor estoque de sangue


  O hemocentro da Unicamp, Hoje (30), está recebendo doações de sague até as 22h. Essa campanha faz parte do Junho Vermelho, e busca doadores de sangue para repor estoque, pois devido a pandemia causada pelo coronavírus, está com dificuldades de manter o estoque. 
      Com isso, o hemocentro estará agendando os atendimentos, com o intuito de evitar aglomerações.Porém, caso o voluntário apareça pelo hemocentro, também, será bem-vindo, conforme esclareceu, Vagner Castro, diretor do serviço de coleta.
   


  Para que a doação seja possível o voluntário deve seguir algumas orientações que estão listadas abaixo:
  • Não estar em jejum
  • Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação
  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores
  • Evitar fumar pelo menos 2 horas antes da doação
  • Evitar o consumo de alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores à doação
  • Apresentar documento com foto válido no território nacional
  • O doador deve ter entre 16 e 69 anos e menores de idade devem estar acompanhados dos pais
  • Necessário ter acima de 50 kg e estar bem de saúde
      Contudo, ainda, e necessário que aqueles que viajaram para o exterior ou tiveram contato com alguém que viajou ou teve sintomas esperem um mês para fazer a doação de sangue. Além disso, vale para aqueles que estão com sintomas de gripe ou resfriado. As pessoas que tomarem a vacina contra Influenza devem esperar 48 horas para realizar a doação.


segunda-feira, 29 de junho de 2020

Planos de saúde serão obrigados a autorizar a realização de exames referentes a covid-19

A realização de teste para confirmação de infecção pelo novo coronavírus será obrigatório para os planos de saúde. 

  Planos de saúde terão que incluir exames laboratoriais, testes para confirmação de infecção pelo novo coronavírus como anticorpos IgA, IgC ou IgM, nas suas autorizações. Conforme decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que está previsto, na Resolução Normativa 458, de 2020, publicada, hoje (29), no Diário Oficial da União.
   Com isso, os exames serão obrigatórios para os planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência, nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado alguns quadros clínicos.
    
Também, serão realizados em casos de quadros clínicos que apresente sintomas de gripe com quadro respiratório agudo (com febre, tosse, dor de garanta, coriza ou dificuldade respiratória) e síndrome respiratória aguda grave (dificuldade para respirar, pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada nos lábios e rosto).

domingo, 28 de junho de 2020

Vavcina desenvlovida pelos chineses apresenta resultados positivos

Uma empresa chinesa desenvolveu uma vacina que tem apresentado bons resultados

     A vacina desenvolvida contra o coronavírus teve seus primeiros resultados, no ensaio clínico, que sugeriu um resultado seguro e eficaz, conforme, disse neste domingo (28), O Grupo Nacional Biotec da China (CNBG).
    Esse processo contou com 1,1 mil voluntários foram testados com doses experimentais que resultou no desenvolvimento de anticorpos, eficazes no combate ao coronavírus, em todos os participantes. Esse processo foi realizado em duas fases do ensaio clínico.
   Com isso, pesquisadores chineses estão avaliando a possibilidade de testar a vacina, na dose adequada para imunização, em humanos. Isso deve ocorrer em tanto nos países asiáticos, quanto em outros países.
    Porém, não e apenas a china que vem buscando a imunização. Estão em pauta, pelo menos, 141 candidatas a vacina contra o vírus SARS-Cov-2, sendo 16 delas, já, testadas em humanos, fase clínica.
   
Um exemplo disso, é a parceria do Brasil com o Reino Unido que vem buscando desenvolver a vacina contra o coronavírus, na universidade de Oxford, e a participação da empresa, reconhecida mundialmente, farmacêutica AstraZeneca. Essa vacina, assim, que comprovada sua eficácia para realizar a imunização, será disponibilizada ao Brasil através de lotes, que serão destinados, inicialmente, aos grupos de risco e profissionais voltados para área de saúde.