segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Aeronave suíça atrai mais de 100 no 1º Encontro de Paraquedismo

Evento reuniu paulistas, paranaenses e cariocas


A aeronave suíça Pilatus PC-6, única no Brasil, foi a motivação do 1º Encontro de Paraquedismo Atmos e Aeroclube de Piracicaba, realizado neste final de semana (4 e 5), no Aeroporto Comendador Pedro Morganti, em Piracicaba. Saltar a 13,5 mil pés de altura, voar por 50 segundos a 220 quilômetros por hora em queda livre e outros cinco minutos com o paraquedas aberto (a 30 quilômetros por hora) foram os atrativos para mais de 100 pessoas de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro que compareceram ao evento.

“Esse avião acabou de chegar ao país e Piracicaba foi uma das escolhidas para recebê-lo, justamente porque tem potencial para o treino de salto duplo, para o turismo e está posicionada entre as grandes cidades apropriadas para o paraquedismo”, justifica o organizador do evento e instrutor, Alexandre Braz.

Com capacidade para dez pessoas, a aeronave atraiu tanto os adeptos do paraquedismo, quanto da pilotagem. “A Pilatus é rápida, versátil, tem capacidade para mais pessoas, é feita para operar em pistas curtas e é uma das mais utilizadas no mundo para o lançamento de paraquedistas”, comenta o aluno de pilotagem Murilo Rocina Ferreira, de 19 anos.


“E ela é uma aeronave que sobe e desce mais rápido”, complementa Braz que é paraquedista há 19 anos e promove, com a Atmos, 400 saltos por mês. “Isso incluindo o salto duplo que é pura diversão, a pessoa não precisa de curso ou ser paraquedista para saltar com alguém”, explica Braz.

A diversão pôde ser atestada pelo auxiliar de escritório Leo Cristian Tertuliano, de 27 anos (foto ao lado), que saltou pela primeira vez. “É uma sensação indescritível. Se você acha que montanha russa ou bungee jump são emocionantes, é porque nunca saltou. A adrenalina vai a mil”, conta Tertuliano.

“O momento de mais frio na barriga é quando abre a porta do avião. Mas a sensação é tão boa que dá até vontade de fazer o curso e virar atleta”, finaliza.


EPTV.com - Suzana Amyuni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.