sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ano letivo é dúvida para 379 alunos de escola de bairro rural

Secretaria Estadual afima que escola não será fechada, mas alunos estão sem matrículas

A menos de dois meses do ano letivo de 2012, alunos da Escola Estadual Augusto Melega, localizada no bairro Campestre, zona rural de Piracicaba, não sabem onde vão estudar. A indefinição é da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo que até o momento não se posicionou quanto à transferência dos estudantes para outra unidade escolar. 

Pais dos alunos estão preocupados com a falta de informações e com o fim do Ensino Médio no local. O receio é de que até a escola seja fechada. 

O EP Piracicaba apurou que alguns alunos da escola Augusto Melega devem ser transferidos para outra unidade estadual que está em construção no bairro Costa Rica, próximo do bairro Campestre. A escola nova, que ainda não tem nome definido, está em fase de finalização para ser entregue até fevereiro do ano que vem. 

Não se sabe se a transferência será total ou só de parte dos estudandes do Ensino Médio e Fundamental. Por isso, o receio dos pais é de que a escola seja fechada, caso o número de alunos seja insuficiente para mantê-la aberta. A Augusto Melega tem 379 alunos que estudam em 13 salas de aulas nos períodos da manhã e da tarde.

“Eles falam que em 2012 a escola será integral para o ensino fundamental. Daí, o médio não pode continuar aqui e os alunos terão que mudar”, reclama a assistente administrativa Cintia Amstalden Guardia, que tem dois filhos estudando nesta escola.

Insatisfação
Cintia está insatisfeita com a mudança anunciada. “Esta escola é ótima e nós estamos contribuindo para sua organização, como a da biblioteca há muito tempo. Agora eles vêm e falam que meus filhos serão transferidos para o Costa Rica? Não é justo”, desabafa.

Ela não considera o bairro seguro para transferir seus filhos. “Eles dizem que todos deveriam mudar para lá e eu não me sinto segura em mandar meus filhos para o Costa Rica. Acho perigoso”, reforça.

Mudança
O diretor da escola Augusto Melega, Mário Peron, afirmou que, a princípio, os alunos que moram no Costa Rica deveriam mudar para a nova escola em 2012. “Já os moradores do entorno da Augusto Melega vão ficar aqui", disse. Entretanto, caso a unidade não ofereça mais o Ensino Médio, os estudantes que moram no Campestre também terão que ser transferidos para o Costa Rica.

Oficial
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo afirmou, em nota, que “ao contrário do que tem sido afirmado constantemente pela comunidade escolar, a Escola Estadual Augusto Melega não será fechada”. No entanto, a reportagem apurou que os alunos que tentaram se matricular no próximo ano na unidade não conseguiram e receberam a orientação para aguardar.

O local, inclusive, informou que para entrar no 6º ano (5ª série) há uma fila de espera de 14 alunos. A Secretaria também afirmou que não há fila de espera para matrículas e que todos os alunos da região serão atendidos. A escola do Costa Rica, que está sendo construída pela Prefeitura de Piracicaba, e será cedida ao Estado por meio de uma parceria, terá dois andares, com oito salas de aula, diretoria, sala de espera, secretaria e sala de professores, além de cozinha, refeitório e sanitários.

EPTV.com - Suzana Amyuni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.