quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Estádio é pintado com cores de partido do prefeito e revolta torcida

Barão de Serra Negra, casa do alvinegro XV, terá setor azul e amarelo

As cores escolhidas pela prefeitura de Piracicaba para pintar parte do Estádio Barão de Serra Negra geram polêmica na cidade. Isto porque a área de arquibancada cativa recebeu as cores azul e amarelo. Muitos torcedores do XV de Piracicaba, que é alvinegro, acreditam que as cores fazem alusão ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do prefeito Barjas Negri. O estádio municipal é utilizado pelo clube, que em 2012 irá disputar o Paulistão.

“O pessoal da geral vai ficar na arquibancada preta e branca, olhando para aquelas cores. Achei muito estranho essa decisão deles”, afirma o presidente da torcida organizada Esquadrão, Felipe Jorge Dario, conhecido como Gema. “Estamos revoltados. Nossas cores são preto e branco. Os estádios do Guarani, Ponte Preta, Botafogo de Ribeirão são pintados com as cores dos times, porque o nosso não?”, completa. A organizada já planeja distribuir panfletos contra a nova cara do estádio.

A mesma opinião é compartilhada pelo presidente de outra torcida do time, a AR XV, “Nós somos totalmente contra essa nova pintura. Achamos que deveria ser pintado com as cores alvinegras. O Barão não é nosso, é da prefeitura, mas no mínimo uma reunião com o conselho do clube deveria ter sido feita”, diz Carlos Leite, que também é conselheiro do Nhô Quim.

O presidente do XV de Piracicaba não quis saber de polêmica. Para Luis Beltrame, isso é uma questão insignificante perto das obras realizadas. “Nunca tinham feito uma reforma aqui, a iniciativa é louvável. E o estádio vai estar lotado, ninguém vai ver as cores da cadeira, somente as cores das camisas alvinegras dos torcedores”.

Outro lado
A assessoria de imprensa da Secretaria de Esportes e Lazer e Atividades Motoras (Selam) informou, por meio de nota, que a cor amarela é usada nos corrimãos e escadarias por ordem do Corpo de Bombeiros. 

“As cores amareladas das escadarias e dos corrimãos são por ordem do Corpo de Bombeiros, é padrão de qualquer estádio, assim como o Barão era antes da reforma”, disse o prefeito Barjas Negri, em nota.

Não é o que o EP Piracicaba constatou. No estádio Moisés Lucarelli, por exemplo, a sinalização é em vermelho. A Fonte Luminosa, estádio municipal em Araraquara, utilizado pela Ferroviária, tem as cores cinzas na demarcação. O branco foi a cor utilizada tanto por Botafogo como Comercial, nos estádios Santa Cruz e Palma Travassos, em Ribeirão Preto. Os oficiais da base do Corpo de Bombeiros de Piracicaba também afirmaram desconhecer qualquer determinação sobre as cores em corrimãos e escadarias de estádio. O setor de comunicação da coorporação, em São Paulo, não respondeu sobre o caso até às 18h15 desta quarta-feira (7).

A prefeitura justifica a escolha do azul para as cadeiras pela 'praticidade' na limpeza. 

“A orientação de comprar cadeiras azuis deve-se pela facilidade para limpar e que, em caso de poeira, não aparece tanto”, explicou o secretário de Esportes, Pedro Mello. “No momento da compra, existiam quatro opções de cores: preto, branco, laranja e azul. Outro benefício das cadeiras azuis é o fato de que a opção é a mais próxima do verde, cor original do setor e, assim, preservamos ao máximo possível a originalidade do estádio”, comentou o secretário de Obras, Arthur Ribeiro.

A Secretaria informou também que as arquibancadas já eram em vermelho, branco e azul antes mesmo do governo municipal ser do PSDB e foi mantida a tonalidade para gastar menos tinta. 

O uso somente das cores Alvinegras no Barão de Serra Negra foi rebatido pela assessoria de imprensa com o argumento de que a Federação Paulista pede setores divididos. 


EPTV.com - Nikolas Capp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.