Tecnologia está prevista em Termo de Ajuste de Conduta assinado em abril.
Para usuários, medida é bem-vinda, mas não resolve problemas de atrasos.
A Empresa de
Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão
Preto (SP) - Transerp - está testando um aplicativo que informa aos
usuários do transporte coletivo quanto tempo falta para os ônibus chegarem aos
pontos. A tecnologia é desenvolvida em parceria com o Consórcio Pró-Urbano, que
detém a concessão do serviço na cidade, e faz parte de uma lista de exigências
do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual
em abril deste ano.
A data prevista
para que o aplicativo comece a funcionar é 6 de agosto. Ele poderá ser baixado
em celulares ou tablets e irá operar apenas em aparelhos que tenham acesso à
internet. Os ônibus serão rastreados por um sistema de GPS, que localiza os que
estão mais próximos e estima o tempo de chegada ao local onde está o usuário.
Por toda a
cidade, não é difícil encontrar quem aprove a nova tecnologia, mas os elogios
vêm quase sempre acompanhados por críticas em relação aos atrasos nos horários
das linhas. A cozinheira Marilene Aparecida Campos Duarte diz que precisa sair
mais cedo de casa para não chegar atrasada ao local de trabalho. “Para mim, a
demora dos ônibus é falta de organização. Se tivesse uma placa explicando os
horários, seria ideal”. A secretária Paola Martins também reclama. “Ia ajudar
muito se tivesse uma maneira de saber os horários, porque a gente sempre ouve
que os ônibus cumprem, mas eles sempre atrasam”.
Para o
superintendente da Transerp, William Latuf, a medida representa um avanço para
o transporte coletivo na cidade. “É mais uma funcionalidade que nós estamos
disponibilizando aos usuários”. Questionado se o aplicativo irá resolver os
problemas de atrasos, ele reconhece que não, mas diz que a tecnologia precisa
ser valorizada, já que será uma ferramenta para orientação dos usuários. “Os
atrasos serão minimizados a partir do momento em que Ribeirão tiver os
corredores preferenciais ou exclusivos para ônibus, que darão maior velocidade
operacional”.
Aplicativo informa linhas que passam pelo ponto onde está o usuário (Foto: Maurício Glauco/ EPTV) |
Terminais
Ainda segundo Latuf, a previsão é que os terminais urbanos tenham também painéis informativos com os horários das linhas. “Com certeza, teremos painéis com mensagens variáveis, com informação das linhas e dos horários. Estamos aguardando com muita ansiedade o primeiro grande terminal, que vai ser o da Avenida Jerônimo Gonçalves”.
Ainda segundo Latuf, a previsão é que os terminais urbanos tenham também painéis informativos com os horários das linhas. “Com certeza, teremos painéis com mensagens variáveis, com informação das linhas e dos horários. Estamos aguardando com muita ansiedade o primeiro grande terminal, que vai ser o da Avenida Jerônimo Gonçalves”.
O terminal a que
o superintendente se refere deverá estar pronto até janeiro de 2015. Terá nove
plataformas e capacidade para 40 veículos, em uma área de 11,5 mil metros
quadrados. Setenta linhas devem operar no local, segundo a prefeitura,
atendendo a 60 mil usuários. O projeto inclui instalações como sanitários, sala
de espera climatizada, sala de controle operacional, lanchonete e sala de
emissão e recarga de cartões eletrônicos.
Além desse, a
cidade irá receber outros dois terminais, na Praça das Bandeiras. A obra custará R$ 1,2 milhão e a data da
entrega também foi estipulada para janeiro, prazo previsto no TAC assinado com a promotoria.
O termo, que
data do dia 23 de abril, estabelece, ainda, outras intervenções, como
implantação de solução de biometria no sistema de bilhetagem eletrônica,
disponibilização de 98 agentes de cobrança nos pontos de embarque e desembarque
com maior concentração de passageiros, criação de uma central de relacionamento
com o cidadão, desenvolvimento do projeto piloto do corredor estrutural e
controle do tempo de uso dos veículos em circulação.
Passageiros aguardam chegada de ônibus em ponto: reclamação de atrasos (Foto: Maurício Glauco/ EPTV) |