quinta-feira, 29 de julho de 2021

Chegada de frente fria intensifica a solidariedade em Campinas

Instituições realizam ações solidárias para minimizar frio enfrentado por pessoas em situação de vulnerabilidade em Campinas.

 

    A nova frente fria que começou nesta quarta-feira (28), com queda intensa nas temperaturas, fez cidades da região de Campinas (SP) adotarem uma série de medidas para acolher moradores em situação de rua. 

 Essas medidas apesar de, já, fazerem parte de um cronograma da cidade, denominada como Operação Inverno, atuam com equipe extra, em parceria com a Defesa Civil. O atendimento telefônico do SOS Rua, feito pelo número 19 99984 6496 passa a ser das 18h à meia noite, três horas a mais que o horário original.

Além disso, cem novas vagas foram disponibilizadas para abrigo emergencial na Casa da Cidadania e no Refeitório Municipal, que ofereceram café da manhã aos obrigados. Já o atendimento do bagageiro, localizado na Rua José Cruz Ferreira Jorge, na Vila Industrial, foi ampliado para das 8h às 19h e passa a funcionar também aos finais de semana. 

Com isso, busca-se evitar que moradores em situação de rua possam vir a falecerem com sintomas de hipotermia, situação em que o corpo do indivíduo não consegue manter a temperatura média de 36° C, assim levando a pessoa a morte. Por esse motivo, doações e contribuições vêm sendo arrecadas por instituições envolvidas nesse movimento solidário.  Houve, também, uma ampliação do atendimento espontâneo no Albergue Municipal, localizado na Avenida Francisco Elisiário, 240, no bairro Bonfim, até meia-noite. O local oferece 120 vagas.