quinta-feira, 4 de junho de 2020

Cemitérios de Sorocaba e Jundiaí trabalham no combate contra o coronavírus

Novas medidas foram implementadas nos cemitérios das regiões de Sorocaba e Jundiaí 



A pandemia causada pelo novo coronavírus vem atingindo diversas regiões do Brasil. Em alguns casos de maneira mais intensa, em outros casos mais branda. O fato é que todos estão sendo atingidos. Em consequência disso, muitas instituições particulares e privadas foram obrigadas a realizarem adaptações que contribuíssem para o controle na disseminação do vírus. Isso se enquadra bem na situação dos cemitérios na cidade de São Paulo e região. Como exemplo disso, temos os municípios de Sorocaba e Jundiaí. 


  O cemitério de Sorocaba adotou algumas medidas protetivas como uso de macacão, máscaras mais adequadas, além do EPI que já e de costume da instituição, segundo Elisio encarregado da seção de cemitérios de Sorocaba.
  Ainda, foi implementado uma escala noturna para atender casos de falecimento por coronavírus ou suspeita. Diante dessa situação, estão sendo adotadas medidas rígidas de segurança quanto ao transporte do corpo, que a partir do falecimento é, imediatamente, preparado e colocado em sacos de remoção e em seguida acomodados em uma urna e lacrados, não podendo ser mais aberto como de costume, para que familiares e amigos pudessem velar o corpo do ente querido.

Estimasse que os sepultamentos nos cemitérios de Sorocaba tiveram um aumento de cerca de 10% a 15% e que não houve a necessidade de novas contratações no setor funerário.


    Já o Diretor do departamento de serviços funerários do município de Jundiaí, Eduardo, informou que o serviço também não sofreu grande aumento, cerca de 10% em comparação com o mesmo período em 2019, e que estão sendo seguidas as orientações previstas no artigo V do decreto 28.926 de 24 de março de 2020, e ainda foram implementadas medidas bastante parecidas com as de Sorocaba, sofrendo pequenas diferenças, como no caso de sepultamentos de pessoas que não faleceram por contagio do coronavírus, assim sendo autorizado o acompanhamento de 10 pessoas por cerca de 1 hora. 
Assim, pode-se avaliar o esforço de todos os brasileiros para conter a contaminação. Um exemplo claro disso, é o serviço funerário prestado nesse momento de dificuldade para todos, que demostra o empenho e a agilidade de maneira humana e respeitosa para os familiares e amigos das vítimas do covid-19.

terça-feira, 2 de junho de 2020

programação gratuita e online para promover a semana do meio ambiente na cidade de Campinas


Campinas tem programação gratuita e online para a semana do meio ambiente


A Semana do Meio Ambiente que teve início nessa segunda-feira (1), apresenta uma programação em formato virtual, inteiramente gratuita, que contara com vídeos, bate-papo, lives de especialista e palestras com o tema "O futuro é você quem faz". Essa atividade está sendo promovida pela Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SP).

    O acesso não necessita de inscrição previa e a programação poderá sofrer alterações, caso a instituição ache necessário. Tudo isso, pode ser acompanhado pelo site oficial do evento, https://ambientecampinas.wixsite.com/semeia2020/programa, conforme informado pelos responsáveis do evento.

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Prefeitura de Campinas adia reabertura de comércio para próxima semana

Campinas permanecerá em quarente até a próxima semana 

    Prefeito de Campinas, Jonas Donizete, prorroga a quarentena por mais uma semana, o inicio está prevista para a segunda-feira(08). Essa atitude, está relacionada a necessidade de ampliação de leitos, destinadas a novo covid-19, nas unidades de terapia intensiva da cidade.
   Com isso, a prefeitura declarou que depois do período de quarentena irá restabelecer, de maneira gradual, a reabertura do comércio. Mas está decisão poderá sofrer alterações, caso haja alguma restrição sanitária.
   Ainda, nessa nova fase será exigido que as medidas de prevenção e higiene individual prossigam como já vinha sendo em todos os estabelecimentos da cidade.