sexta-feira, 19 de junho de 2020

Prefeito de Campinas determina fechamento de shopping e comércio

Shopping e comércio em Campinas terão que fechar as portas novamente

   Os estabelecimentos, em Campinas, deveram voltar a fechar as portas, conforme determinação do prefeito de Jonas Donizette (PSB), nesta sexta-feira. Essa medida começa a contar a partir de segunda-feira (22), o anúncio foi feito diante do aumento elevado de casos confirmados e mortes pela covid-19 nos últimos dias na cidade.
    A duração está prevista para uma semana, podendo ser prorrogada por mais uma. Isso de acordo com a publicação em uma edição especial do Diário Oficial neste Sábado (20). As medidas referentes a igrejas continuam sem alteração.
    O prefeito de Campinas tomou essa decisão após o aumento acelerado de mortes e contaminados pelo coronavírus. Com isso, leitos de UTIs estão em falta em unidades hospitalares, o que torna o momento mais preocupante.
    Diante da gravidade, Jonas deixou claro que não está retrocedendo nas medidas adotadas, e sim, adotando estratégias para salvaguardar a vida das pessoas. Pois, por mais que se demonstre a necessidade do isolamento social, existem pessoas que não compreendem a real gravidade que vem acometendo a população. Isso causa um aumento nos casos, devido a forma de contágio do novo coronavírus.
   Com isso, o prefeito se viu obrigado a tomar medidas mais rígidas para diminuir os casos e diminuir a superlotação de unidades de atendimento que sobre carrega as instalações e, acima de tudo, a equipe de profissionais de saúde. Também por que, equipamentos e salas não são nada sem o profissional adequado para utiliza-los. Por esses motivos, o prefeito resolveu acatar a sugestão do Governo Estadual de São Paulo, conforme nota técnica expedida.

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Solidariedade em tempos de pandemia alcança a cidade de Sorocaba

A solidariedade tomou conta da cidade de Sorocaba, nestes últimos dias frios


  O Rotary Club Sorocaba Boa Vista, uma organização de empresários que buscam ajudar pessoas em condições de vulnerabilidade social em Sorocaba. Essa campanha “aquecendo o próximo” tem como finalidade a doação de roupas de frio e cobertores.
     As ações solidárias como esta fazem parte do cotidiano do Rotary em todo o mundo, mas em virtude da pandemia do novo coronavírus, a campanha contou com engajamento ainda maior de todos os 24 associados e de parceiros. “Com a chegada do inverno nós sempre arrecadamos agasalhos, mas esse ano tudo foi mais intensificado por conta da pandemia, que criou mais dificuldades. Além de ajudar materialmente, o objetivo é dar aconchego e esperança”, esclarece o presidente do Rotary Boa Vista, Vagner Bitencourt Silvestre.
      Essa campanha teve seu início no mês de maio, que através de uma corrente solidária acabou conquistando familiares e amigos de associados. Também ganhou o apoio de empresas privadas como as empresas G Limp Material de Limpeza, Mercado São Francisco, Padaria do Gonçalo, CS Ferramentas, Center Fral e dos Veteranos do Tiro de Guerra 1989.
    Já a triagem de todo o material arrecadado foi realizada pelos voluntários no dia 6 de julho e distribuída às entidades Lar Monteiro Lobato; Associação Novas Gerações; Centro de Valorização da Vida (CVV), que mediou a destinação a moradores de rua; Sociedade de São Vicente de Paulo e famílias na comunidade da Igreja São José Operário.
       A campanha foi prorrogada até o final do mês. As doações de agasalhos e cobertores podem ser feitas na empresa G Limp (avenida Engº Carlos Reinaldo Mendes, 492, Alto da Boa Vista), e no Mercado São Francisco (rua João Vieira Nunes, 194, Votocel), ambos das 9h às 18h. (Felipe Shikama)

terça-feira, 16 de junho de 2020

Doação de sangue cai pela metade em Sorocaba

Os estoques de sangue estão apresentando déficit de, aproximadamente, 50% no hemonúcleo de Sorocaba

 
  Durante a pandemia do novo coronavírus ocorreu uma queda, de quase 50%, nas doações de sangue. Esse e um dos reflexos que vem sendo causado pelo covid-19, o baixo estoque de sangue nos centros de hemoderivados de Sorocaba e regiões adjacentes.

       Isso ocorre por que muitas das pessoas que são doadores de sangue estão contaminados ou foram colocados em isolamento por apresentarem algum dos sintomas como febre, tosse ou sintomas de gripe que sugestione a possibilidade de contagio pelo covid-19. Essas pessoas só poderão voltar a doar sangue após trinta dias de apresentarem total melhora dos sintomas. Isso reduz mais ainda a quantidade de doadores ativos.

      Para doar é preciso levar um documento original com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três meses.

      O hemonúcleo de Sorocaba fica na Avenida Comendador Pereira Inácio, 564, ao lado do Hospital Leonor. O atendimento é das 7h30 às 12h30. 

domingo, 14 de junho de 2020

Veiculos de informação e Secretarias Estaduais de Saúde estimam morte de 42.837 pessoas no Brasil

Levantamentos realizados pelos principais veículos de informação e pelas Secretarias Estaduais de Saúde mostram 42.837 casos de morte pelo covid-19 no Brasil


  Neste domingo (14), veículos de informação e Secretarias Estaduais de saúde realizaram levantamento dos casos, até a data atual, que se estima 42.837 mortes causadas pelo coronavírus. A ação ocorreu após medidas do governo vigente, que não iria mais informar os casos registrados da doença no país. Com isso, veículos de informação como G1,O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal.

   Essa atitude, tem como objetivo manter a população brasileira informada sobre a evolução e o total de óbitos provocados pela Covid-19, além dos números consolidados de casos testados e com resultado positivo para o novo coronavírus.