quinta-feira, 22 de julho de 2021

Nova greve de caminhoneiros pode acontecer nos próximos dias

 Nova tentativa de paralisação está prevista para ocorrer no próximo dia 25

Lideranças da classe dos caminhoneiros autônomos buscam mobilizar trabalhadores do categoria para adesão da greve programada para o próximo dia 25. No entanto, uma boa parte da classe dos transportadores rodoviários autônomos estão aguardando para ver se o movimento tomará vulto.

Esse novo movimento grevista está sendo convocado pelo CNTRC ( Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas), presidido pelo Sr Plínio Dias, e reivindicam o fim da política de precificação de combustíveis adotada pela PETROBRAS, o chamado PPI (Preço de Paridade de Importação) e a garantia do cumprimento da lei nº 13703, de 8 de agosto de 2018, que instituiu o piso mínimo de frete para a categoria.

A Associação Nacional de Transporte do Brasil (ANTB) através de seu representante José Roberto Stringasci manifestou apoio a decisão. Por outro lado, a Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (ABCAM) através de seu assessor, Bolívar Lopes Brambila, se posicionou contrária a nova paralisação da categoria afirmando ser necessário buscar junto ao governo federal alternativas que amenizem a situação dos caminhoneiros e afirmou que a ABCAM, neste momento, prefere focar em questões técnicas que aumentem o rendimento dos caminhoneiros.

Algumas lideranças regionais da categoria também se posicionaram em desfavor ao movimento paredista do próximo dia 25. O Sr Jonas Duarte, mais conhecido por “Bola”, líder dos caminhoneiros em Votorantim e representante da recém criada Associação dos Cooperados de Votorantim/SP (ACV) afirma que não é a hora dos caminhoneiros realizarem greve e que o movimento grevista não possui adesão suficiente para realização da greve.

De acordo com Jonas Duarte outras lideranças dos caminhoneiros também já se manifestaram contrários a essa paralização, como exemplo, citou o Sr Júnior, presidente do SINDICAM de Ourinhos/SP e o Sr Wallace Landim “Chorão” presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (ABRAVA).