Nova tentativa de paralisação está prevista para ocorrer no próximo dia 25
Lideranças da classe dos caminhoneiros autônomos buscam mobilizar trabalhadores do categoria para adesão da greve programada para o próximo dia 25. No entanto, uma boa parte da classe dos transportadores rodoviários autônomos estão aguardando para ver se o movimento tomará vulto.
Esse novo movimento grevista está sendo convocado pelo CNTRC ( Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas), presidido pelo Sr Plínio Dias, e reivindicam o fim da política de precificação de combustíveis adotada pela PETROBRAS, o chamado PPI (Preço de Paridade de Importação) e a garantia do cumprimento da lei nº 13703, de 8 de agosto de 2018, que instituiu o piso mínimo de frete para a categoria.
A Associação Nacional de Transporte do Brasil (ANTB) através de seu representante José Roberto Stringasci manifestou apoio a decisão. Por outro lado, a Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (ABCAM) através de seu assessor, Bolívar Lopes Brambila, se posicionou contrária a nova paralisação da categoria afirmando ser necessário buscar junto ao governo federal alternativas que amenizem a situação dos caminhoneiros e afirmou que a ABCAM, neste momento, prefere focar em questões técnicas que aumentem o rendimento dos caminhoneiros.
Algumas lideranças regionais da categoria também se posicionaram em desfavor ao movimento paredista do próximo dia 25. O Sr Jonas Duarte, mais conhecido por “Bola”, líder dos caminhoneiros em Votorantim e representante da recém criada Associação dos Cooperados de Votorantim/SP (ACV) afirma que não é a hora dos caminhoneiros realizarem greve e que o movimento grevista não possui adesão suficiente para realização da greve.
De acordo com Jonas Duarte outras lideranças dos caminhoneiros também já se manifestaram contrários a essa paralização, como exemplo, citou o Sr Júnior, presidente do SINDICAM de Ourinhos/SP e o Sr Wallace Landim “Chorão” presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (ABRAVA).