Pelo menos 120 policiais cumprem mandato judicial na manhã desta quarta
17/11/2010
17/11/2010
Equipes da Polícia Militar de Cosmópolis e de Paulínia acompanham desde o começo da manhã desta quarta-feira (17) a reintegração de posse na área da antiga granja Coavi, no limite entre as duas cidades. Setenta e três famílias vivem no local, e 68 devem deixar o terreno. No total, são 300 pessoas. Somente cinco famílias de ex-funcionários da antiga granja poderão ficar. Mais de 120 policiais participam da operação
Segundo moradores, a luz foi cortada logo no começo da manhã. As casas e barracões que existem na área da antiga granja devem ser demolidos entre esta quarta e quinta-feira (18) para evitar novas invasões.
A Prefeitura de Cosmópolis disponibilizou um galpão por dez dias para que as famílias guardem os pertences. Para as pessoas que ainda não tem local para ficar, não há uma solução. A Administração municipal informou que não tem estrutura para receber todas as famílias porque já sofre com déficit habitacional, mas se comprometeu a fazer o cadastro em programas de habitação da cidade.
A Prefeitura de Paulínia disse que está cumprindo o acordo feito com a Justiça, mas que também não tem solução para o destino das famílias.
O advogado dos funcionários da antiga granja informou que as cinco famílias que permanecem no local só devem sair quando a área for negociada.
Entenda o caso
A área fica no limite entre Paulínia e Cosmópolis e pertencia a uma antiga granja. Desde o fechamento, o local passou a servir de moraria para várias famílias. Porém, funcionários da antiga granja receberam o terreno como pagamento de dívidas trabalhistas e, por isso, precisam que os invasores saiam para que a área possa ser vendida.