quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Depois de ficar fechado por um ano Unidade de Saúde volta a funcionar em Campinas

Reabertura de Unidade de Saúde Básica acontece no dia de hoje em Hortolândia 

  Após um ano e meio com as portas fechadas para a realização de uma reforma, a Unidade Básica de Saúde (UBS), que atende 4 mil pessoas que moram nas proximidades, do Jardim Adelaide, em Hortolândia (SP), reabre no dia de hoje (5). 


  Durante a reforma, que começou em abril de 2019, o local passou por melhorias no telhado, forro, além de receber instalaçã de uma farmácia e novos espaços para atendimento de odontologia, ginecologia, sala de curativos e acolhimento de pacientes. 

   Enquanto a UBS ficou fechada, os pacientes foram atendidos nas unidades do Jardim Rosolém e Santa Esmeralda. 


quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Diagnóstico para câncer de prostata será realizado gratutitamente em centro oncológico em Campinas

 Em comemoração ao novembro azul 500 homens sem o diagnóstico para o câncer de próstata serão atendidos no dia 21 desse mês. 

O Centro de Oncologia de Campinas (COC) atenderá gratuitamente, no dia 21 de novembro, até 500 homens que queiram passar por avaliações e exames que garantam o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Denominada como “Sábado Sem Câncer”, a campanha integra as ações do Novembro Azul, campanha de prevenção e conscientização a doenças masculinas, com ênfase no câncer de próstata.

Segundo o Centro, todo o atendimento, incluindo exames, caso necessários, serão gratuitos. No entanto, o paciente poderá levar 1 kg de alimento não perecível, que serão arrecadados e doados a uma instituição de caridade de Campinas.

A ação ocorrerá das 8h às 17h, ou até se esgotarem as 500 senhas. Não haverá agendamento prévio. Todos os participantes devem receber o resultado dos exames em um prazo de dez dias.

"Os pacientes serão recebidos pela equipe de triagem para elaboração do cadastro. Em seguida, passarão por avaliação clínica e realizarão a coleta de material para o exame de PSA, que mede o nível de uma substância produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico", diz, em nota.

O local vai adotar protocolos necessários à prevenção da Covid-19, como fila ao ar livre e com respeito ao distanciamento mínimo, uso obrigatório de máscara fora e dentro da unidade e disponibilização de álcool em gel a voluntários e pacientes.