Lagoa do Taquaral recebe relógios com tecnologia francesa que serão distribuídos por todo o parque
Entrou em operação na Lagoa do Taquaral, o
primeiro dos 140 relógios com mostrador digital a serem instalados pela
empresa JCDecaux Brasil – ganhadora de uma licitação aberta pela
Serviços Técnicos Gerais (Setec), autarquia que disciplina o uso do solo
público em Campinas. De acordo com a empresa, os relógios possuem um
sistema de ajuste de hora via GPS, que garante o horário certo e
sincronizado em toda a cidade, além de um sistema de medição de
temperatura individualizada, que permite aos equipamentos registrarem
com precisão o ambiente onde está instalado.
A previsão é que, até julho do ano que vem, 21
unidades hoje em funcionamento sejam substituídas e 119 novos relógios
digitais sejam instalados. O contrato com a Setec tem duração de 20 anos
e, em troca, a empresa poderá explorar publicidade nos equipamentos.
"A Lagoa do Taquaral é o local propício para que
a população de Campinas conheça de perto o novo mobiliário, que em
breve fará parte da rotina de toda a região. Escolhemos o parque por ser
um lugar especial para a população e por ter grande circulação de
pessoas diariamente e aos finais de semana", destaca Ana Célia Biondi,
diretora-geral da JCDecaux no Brasil.
O equipamento é parte do contrato de
exclusividade firmado pela empresa, após processo licitatório, realizado
pela Setec, que inclui a concepção, instalação, gestão, manutenção e
operação publicitária de 140 relógios com mostrador digital na região
por 20 anos. A previsão é que, até julho do próximo ano, 21 unidades
existentes sejam substituídas e 119 novos relógios digitais, instalados.
"Diferente do que tinha em Campinas até então,
os novos relógios poderão exibir mensagens de utilidade pública, se
tornando um canal de comunicação entre a administração e a população",
ressalta Ana Célia.
O design dos equipamentos é do arquiteto
brasileiro Carlos Bratke. Eles são equipados com tubos LED, que reduzem o
consumo de energia em 60%, e são feitos de material 100% reciclável,
com ciclo de vida que se estende até o final do contrato, "evitando
desperdícios desnecessários, ou seja são equipamentos concebidos para
contribuir com a paisagem urbana da cidade pelos próximos 20 anos",
garante a empresa.
Já nos primeiros meses da operação, mais de 100
funcionários, de empresas de Campinas e arredores, trabalharão para
criar a estrutura necessária para o serviço.Os próximos relógios serão instalados em
importantes vias e pontos da cidade, como a Torre do Castelo, Estação
Cultura e a Cidade Universitária, e avenidas John Boyd Dunlop, Amoreiras
e Dr. Heitor Penteado, por exemplo, proporcionando aos moradores e
visitantes uma fonte de informações.
"A mídia Out of Home tem se consolidado como
pilar importante na comunicação das cidades, por isso, estamos
investindo fortemente em inovação e excelência", completa Ana Célia.