sábado, 12 de outubro de 2013

Devotos de Nossa Senhora Aparecida lotam Santuário em Prudente

Neste sábado (12), várias pessoas foram à paróquia que leva o nome da santa para agradecer, louvar e fazer pedidos

(Foto: Heloise Hamada/iFronteira)

Neste sábado, 12 de outubro, é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida. Desde o início da manhã o Santuário que leva o nome da santa, na Vila Marcondes, está celebrando diversas missas e vários fiéis estão comparecendo para louvar, agradecer e fazer pedidos.

Às 11h anos foi celebrada a missa em homenagem das mulheres batizadas como Maria, Aparecida ou Conceição. O Santuário ficou pequeno para tantas pessoas, com alguns fiéis participando até do lado de fora.

“Vim agradecer a mãe maravilhosa, pedir que ela proteja as crianças, o Brasil e o mundo”, disse Vera Lúcias de Oliveira, que saiu muito emocionada do santuário acompanhada de mais duas amigas.

O público presente era composto em sua maioria por mulheres, grande parte também de senhoras acompanhadas dos filhos e netos. “Vim receber a benção com minha neta Beatriz, que passou por uma cirurgia recentemente. Viemos pagar uma promessa”, contou Luiza Aparecida Pinheiro.

Maria Rosa das Neves relatou que participa da missa “desde que se lembra por gente” e que é muito devota a santa, por isso, três netas ganharam o nome de Maria, em homenagem também a santa.

“Maria Luisa, Maria Beatriz, de 1 e 5 anos, e Maria Fernanda, que ainda vai nascer. Primeiros viemos agradecer a Nossa Senhora, receber bênçãos e depois vamos comemorar o Dia das Crianças”, enfatizou.

Ainda neste sábado haverá uma missa às 15h e uma celebração campal, seguida de procissão, às 17h. Semana que vem, entre os dias 18 e 20, ocorre a Festa da Padroeira.

“É uma festa tradicional e vai ter barracas típicas. Ela ocorre sempre uma semana depois do Dia de Nossa Senhora porque primeiro agradecemos e depois fazemos a confraternização”, ressalta a integrante da equipe de liturgia da paróquia, Fátima Elizabete Rota.

No dia 18, a festa tem início às 18h com uma carreata do santuário até o Centro Esportivo Antônio Benites (Ceab), na Rua Maria Luzia Boscoli, no Jardim Itapura I, onde ocorre a festa.

Já no dia 19, será servido apenas o jantar, a partir das 19h. No último dia de evento, dia 20, será somente o almoço, com início às 11h.

A entrada é gratuita. “Toda renda que for arrecadada será revertida para benefícios ao Santuário”, finalizou Fátima.

Fonte: IFronteira

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Prejuízo com incêndio em barracão de secretaria de Assis é de R$ 260 mil

'Arquivo morto' das unidades de saúde foi consumido pelas chamas.
Já as vacinas que estavam em uma sala não ficaram inutilizadas.

Voluntários e bombeiros trabalharam na contenção das chamas  (Foto: Giliardy Freitas/ TV TEM)
 Voluntários e bombeiros trabalharam na contenção das chamas (Foto: Giliardy Freitas/ TV TEM)

O prejuízo causado pelo incêndio no barracão da Secretaria Municipal de Saúde de Assis (SP), no final da tarde da última terça-feira (8) chega a R$ 260 mil. A chefe do setor, Denise Carvalho, declarou que entre os materiais perdidos estão três consultórios odontológicos, sendo dois reserva e um pertencente à unidade da Vila Cláudia, que se encontra em reforma; seis câmaras de vacina novas; seis autoclaves novas para esterilização de material; seis arquivos de aço; dois compressores odontológicos; seis aparelhos de ar condicionado.

Também foram destruídos pelo fogo sete armários vitrines; 53 cadeiras estofadas; nove mesas auxiliares; dez mesas de escritório; dois televisores de 32 polegadas; dois projetores de multimídia, sendo um da Vila Progresso e outro da Vila Cláudia; duas telas para projeção; um notebook; dois DVDs; duas caixas amplificadoras; dois microfones; mobiliários das unidades da Vila Cláudia e do rural; três divas-clínicos e uma maca com rodízio.
O “arquivo morto” do Pronto-Atendimento, do Pronto-Socorro e de Unidades Básicas de Saúde foi perdido com o incêndio.

A secretária informou também que as vacinas guardadas em uma sala próxima não ficaram inutilizadas. O laudo da Perícia Técnica sobre o que causou o incêndio deverá ficar pronto dentro de 40 dias.
Fonte: Do G1 Bauru e Marília

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Educação oferece cursinho pré-vestibular online e gratuito

Estudantes da 3ª série do Ensino Médio podem acessar a plataforma interativa

Educação oferece cursinho pré-vestibular online  e gratuito
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferece  o primeiro cursinho preparatório para o vestibular online e gratuito. No total são mais de 500 mil vagas que atendem todos os alunos da 3ª série do Ensino Médio das escolas estaduais e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na região de Barretos, são cerca de 2,5 mil estudantes que já podem participar do curso.

Os interessados podem acessar a plataforma online criada especialmente para os vestibulandos e não é preciso fazer matrículas. Basta informar o registro do aluno para ter acesso e fazer o cadastro no cursinho. Mais informações estão no Portal da Educação: http://www.educacao.sp.gov.br/evesp.

O cursinho pré-vestibular é mais uma ação da EVESP (Escola Virtual de Programas Educacionais), órgão da Secretaria, que já oferece cursos, como espanhol, inglês, libras e com dicas da Defesa Civil para evitar acidentes domésticos e outras ocorrências.
Fonte: O DIÁRIO

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Polícia apreende 8,5 toneladas de maconha em chácara de Indaiatuba

Droga foi encontrada na noite de terça-feira após 3 meses de investigação.
4 pessoas que estavam na casa foram presas por tráfico de entorpecentes.

A Polícia Civil apreendeu 8,5 toneladas de maconha em uma chácara na área rural de Indaiatuba (SP), no limite com a cidade de Salto (SP), na noite de terça-feira (8). O delegado Luiz Fernando Marucci explica que a droga foi localizada após três meses de investigação e esta é a maior apreensão na cidade em 10 anos. Cinco pessoas, sendo duas mulheres, dois homens e um adolescente, estavam na casa e foram levadas para a delegacia. Um bebê de um ano também foi encontrado no local.
Os tabletes de maconha estavam escondidos no banheiro, em uma área de lazer e um galpão. Uma arma calibre 45, de uso restrito das Forças Armadas, também foi apreendida. O delegado acredita que a chácara era usada como ponto de distribuição regional para todo o interior do estado de São Paulo. Dois caminhões e uma caminhonete foram utilizados para levar a droga até a delegacia de Indaiatuba para registro do boletim de ocorrência.

A maconha deve ser incinerada até o fim da semana. Quatro pessoas foram indiciadas por tráfico de entorpecentes e estão presas. A mulheres foram levadas para a cadeia feminina em Paulínia (SP), o adolescente para a Fundação Casa de Sorocaba (SP) e o dono da chácara, que confessou ser o proprietário da droga, para a cadeia anexa ao 2º Distrito Policial (DP) de Campinas (SP). Ele também vai responder por porte ilegal de armas.

Um outro homem que também estava na chácara no momento da apreensão foi liberado porque fazia apenas a entrega de um sofá. A criança que estava na casa foi entregue para familiares.

Maconha apreendida pela Polícia Civil em Indaiatuba (Foto: Vanderlei Duarte / EPTV) 
Maconha apreendida pela Polícia Civil em Indaiatuba (Foto: Vanderlei Duarte / EPTV)
Fonte: Do G1 Campinas e Região

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Clínica onde 3 morreram após exame rejeita 1ª versão de acordo com MPT

RMC quer mudança no texto e pede prazo para adequações trabalhistas.
Pacientes morreram após receber substância errada durante ressonância.

Os representantes da clínica RMC, onde três pacientes morreram após serem submetidos a um exame de ressonância magnética em janeiro deste ano, em Campinas (SP), rejeitaram a primeira versão do termo de ajustamento de conduta proposto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) nesta terça-feira (8). Uma nova reunião deve ocorrer na próxima semana e, após adequações ao texto original do TAC, a expectativa é que o documento seja assinado em uma audiência final marcada para o dia 22 de outubro.

Polícia Civil faz reconstituição de exames de ressonância magnética após 3 mortes no Hospital Vera Cruz, em Campinas (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas) 
Hospital Vera Cruz, onde está localizada a clínica onde 3 morreram (Foto: Luciano Calafiori/G1)
 
A polícia concluiu que as mortes ocorreram após uma funcionária trocar a substância que foi injetada nos pacientes. A substância perfluorocarbono, segundo inquérito policial, era guardada sem identificação em embalagens reutilizadas de soro e que, por isso, a enfermeira  foi induzida ao erro.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho, no texto do documento apresentado à clínica, em agosto, e discutida nesta manhã, o MPT sugere recomendações sobre treinamento dos funcionários e também a obrigação de identificar substâncias usadas nos procedimentos. A discordância da clínica, segundo a assessoria do órgão, foi com relação a uma norma reguladora das atividades hospitalares e com relação aos prazos para adequação.

O MPT informou que concordou com a RMC sobre a retirada de alguns itens da norma porque eles versam sobre atividade hospitalar, o que, em tese, não corresponde à natureza do estabelecimento que é uma clínica de exames de ressonância. Sobre o prazo, a perícia técnica do Ministério Público vai ao hospital para averiguar a real necessidade de tempo para as adequações trabalhistas.
A assessoria de imprensa do Hospital Vera Cruz, que abriga a clínica e, após o incidente assumiu a gestão da RMC, informou que ainda não tem detalhes do resultado da reunião com o MPT, mas afirmou que pretende cumprir todas as exigências trabalhistas, mas que precisa de tempo por conta do período de transição na administração do estabelecimento.

Justiça
A Justiça acolheu, em maio, a denúncia feita pelo Ministério Público contra sete acusados de envolvimento nas mortes. Entre elas estão os quatro médicos e sócios da RMC e três funcionários da clínica. Todos responderão por homicídio culposo - quando não há intenção de matar. O indiciamento da Polícia Civil havia sido por homicídio com dolo eventual - quando o risco é assumido -, mas o MP alterou a tipificação antes de denunciar o caso, em maio.

Segundo o delegado titular do 1º Distrito Policial, José Carlos Fernandes, um conjunto de falhas causou as mortes dos pacientes. Além de mencionar falhas nos prontuários dos pacientes e ausência de registro sobre uso de medicamentos, ele afirmou que os sócios da RMC, embora suspeitassem que a substância perfluorocarbono fosse a causa dos óbitos, não comunicaram a polícia sobre o uso do produto nos exames.

Fonte: Do G1 Campinas e Região

Gate é acionado para retirar artefatos em agência bancária de Hortolândia

Material foi abandonado durante uma tentativa de ataque nesta madrugada.
Estabelecimento no Jardim Amanda foi isolado para a remoção do explosivo.

O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi acionado na manhã desta terça-feira (8) para remover explosivos abandonados em uma agência bancária do Bradesco, no Jardim Amanda, em Hortolândia (SP). Segundo a Polícia Militar, a tentativa de ataque ocorreu durante a madrugada, mas os vizinhos perceberam a movimentação da quadrilha e chamaram os policiais.

A área chegou a ser isolada para a remoção dos explosivos. A polícia e a assessoria de imprensa do banco não informaram se a ação comprometeu algum equipamento ou instalação do estabelecimento. Ainda de acordo com a assessoria do banco, a agência ficará fechada até a finalização dos trabalhos dos policiais e também da inspeção da equipe técnica da empresa que irá fazer uma avaliação dos prejuízos.

Até esta publicação o caso ainda não tinha sido registrado na delegacia da cidade.

Fonte: Do G1 Campinas e Região

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Bombeiros resgatam jacaré perto de rodovia em Descalvado

Animal de três metros de comprimento foi levado de volta a um riacho próximo do local

O Corpo de Bombeiros resgatou um jacaré com cerca de três metros de comprimento, às margens da Rodovia Doutor Paulo Lauro (SP-215), em Descalvado, no domingo (6).

O animal foi visto por motoristas quando atravessou a pista próximo ao km 114 da rodovia. Uma equipe de bombeiros de Porto Ferreira foi ao local e resgatou o animal, que foi levado de volta ao seu habitat natural, em um riacho próximo à rodovia.

Intervias 
Jacaré de quase 3 mestros foi resgatado por bombeiros próximo a rodovia em Descalvado (foto: Intervias)
 
Fonte: Jornal a Cidade

Quatro são presos com quase 2 mil frascos de lança-perfume em Ribeirão

Droga estava escondida em uma carga de garrafas térmicas; flagrante ocorreu em posto na AnhangueraDivulgação / Polícia Federal

Quase 2 mil tubos de lança-perfume foram apreendidos pela Polícia Federal em Ribeirão Preto (foto: Divulgação / PF) 

A Polícia Federal (PF) prendeu quatro pessoas com 1.918 frascos de lança-perfume escondidos em uma carga de garrafas térmicas dentro de um caminhão, na rodovia Anhanguera (SP-330), em Ribeirão Preto, na noite deste domingo (6). 

A PF já havia prendido outros dois integrantes da quadrilha em julho com 3.600 frascos do entorpecente, em Cravinhos. Segundo a polícia, o produto seria distribuído em festas de Ribeirão.
De acordo com a PF, um dos homens presos no domingo é morador de Ribeirão e os outros três são dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Além do caminhão, dois carros também foram apreendidos.
Os detidos responderão pelos crimes de tráfico de droga e associação para o tráfico e podem pegar penas de oito a 25 anos de prisão. Eles foram encaminhados ao CDP (Centro de Detenção Provisória) de Ribeirão.
Gordura
No dia 15 de julho, a PF apreendeu 3,6 mil frascos de lança-perfume, que estavam escondidos em meio a banhas de porco, dentro de um caminhão refrigerado.
O veículo havia partido do Rio Grande do Sul e foi interceptado pela polícia em Cravinhos. O motorista do caminhão e o dono de uma oficina, onde a carga estava sendo descarregada, foram presos em flagrante.
Segundo a PF, todos da quadrilha já foram presos. Os lança-perfumes eram fabricados na Argentina e carregados no Rio Grande do Sul. Ainda segundo a PF, cada frasco é vendido por R$ 50.
Fonte: Jornal A Cidade