sábado, 27 de junho de 2020

Campanha de vacinação contra a gripe foi estendida

Campanha de vacinação será prorrogada até dia 24 de julho

     A campanha irá atender criança, grávidas e mulheres puérperas, esses grupos, ainda, apresenta um déficit elevado, segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Também, chama a atenção dos responsáveis por crianças de 6 meses a menos de 6 anos, grávidas e mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias para que se vacinem contra a influenza, uma vez que a cobertura vacinal para esses públicos ainda não atingiu a meta.  
   Embora não proteja contra a Covid-19 (doença para a qual ainda não há imunização), a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B, que também podem evoluir para casos graves e até infecções respiratórias agudas graves. Por isso, é fundamental que pessoas mais vulneráveis e que podem tomar a vacina, se imunizem. A vacinação contra a gripe está realizada nos Centros de Saúde da cidade. Para saber os locais e os horários de vacinação,  clique aqui .

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Nuvem de gafanhoto ataca plantações na região sul do Brasil


Uma nuvem de gafanhotos, que veio da Argentina, ameaça atacar as plantações das regiões de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

     A nuvem de gafanhotos vem preocupando o ministério da agricultura que declarou estado de emergência fitossanitária nas regiões que estão sendo mais afetadas pela praga. Essa medida foi publicada no início da madrugada desta quinta-feira (25) em PORTARIA Nº 201, DE 24 DE JUNHO DE 2020, no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pela ministra Tereza Cristina Correa da Costa Dias.
      Declara estado de emergência fitossanitária relativo ao risco de surto da praga Schistocerca cancellata nas áreas produtoras dos Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para implementação do plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais.
     A MINISTRA DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos II e IV, da Constituição Federal, tendo em vista o disposto no Decreto nº 5.741, de 30 de março de 2006, na Lei nº 12.873, de 24 de outubro de 2013, no Decreto nº 8.133, de 28 de outubro de 2013, e o que consta do Processo nº 21000.040518/2020-16, resolve:
  • Art. 1º Declarar estado de emergência fitossanitária relativo ao risco de surto da praga Schistocerca cancellata nas áreas produtoras dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para implementação do plano de supressão da praga e adoção de medidas emergenciais.
  • Parágrafo único. As diretrizes e medidas a serem adotadas serão indicadas em Ato da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
  • Art. 2º O prazo de vigência da emergência fitossanitária previsto no art. 1º será de 1 (um) ano, a contar da data de publicação desta Portaria.
  • Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
   Através dessa portaria, o ministério da agricultura usará em torno de 400 aviões que para conter os insetos caso atinjam as fronteiras do país. Com isso, o sindicato representante de empresas do ramo de aviação agrícola(SindAg) colocou-se a disposição do Ministério da agricultura para auxiliar ao combate a praga com 426 aviões de pulverização

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Campinas registra novos levantamentos pela contaminação do novo coronavirus

Levantamento realizado comprova aumento na contaminação pelo novo coronavírus na cidade de Campinas.


      Nesta segunda-feira (22), foram contabilizados 10.398 casos positivos. Sendo 5.751 óbitos, desde o início da pandemia, na região de Campinas. Assim, municípios como Louveira, Artur Nogueira, Espirito Santos do pinhal, Itapira e Amparo vem apresentando um aumento considerável de casos em virtude da contaminação pelo novo coronavírus.
     A prefeitura de Campinas (SP) divulga, ao longo da pandemia, data, sexo e idade dos moradores infectados pelo novo coronavírus que morreram em decorrência de complicações causadas pela doença. A condição preexistente de cada paciente também é considerada, uma vez que muitos pertencem aos grupos de risco para Covid-19.
      Em consequência disso, comércio e shopping tiveram seu fechamento temporário reestabelecidos, conforme anuncio realizado pelo Prefeito de Campinas Jonas Donizette, na última sexta-feira (19).

domingo, 21 de junho de 2020

Unicamp inicia os pedidos de isenção para as taxas do vestibular de 2021

A Unicamp abre na manhã desta segunda-feira (22) o prazo para inscrições dos pedidos de isenção da taxa do vestibular 2021

   Os candidatos, que desejarem a gratuidade no vestibular de 2021 da Unicamp, poderão solicitar a isenção no pagamento da taxa de inscrição para o vestibular de 2021 a partir de segunda-feira(22), que começa às 9h, e segue até 8 de julho e deve ser feito pelo candidato na página da Unicamp .
   Estudantes de todo país podem solicitar o benefício e o pedido também vale para a modalidade Enem-Unicamp 2021. A universidade, inclusive, aguarda o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reagendar o Enem para definir as novas datas do vestibular.
    Os critérios para conseguir a taxa de isenção devem estar de acordo com regras predeterminadas, como Candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até 1,5 salário mínimo bruto mensal por morador do domicílio), Funcionários da Unicamp/Funcamp, Estudantes que se candidatarem aos cursos de Licenciatura ou Tecnologia em período noturno (ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia; tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas e em saneamento ambiental), Ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública, Ter concluído ou concluir em 2020 o ensino médio.
     A lista de contemplados será divulgada em 27 de julho e, a partir desta data, os alunos começam a receber via e-mail um comunicado sobre o resultado. "Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2021 e no Enem-Unicamp 2021. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest", diz nota da assessoria. Com isso, os candidatos deverão realizar suas inscrições, para o vestibular 2021 da Unicamp, entre 31 de julho e 8 de setembro.