sexta-feira, 31 de maio de 2013

'Parei, elas não', diz coordenador que dava carona em programa antifumo


No Dia Mundial Sem Tabaco, campineiros comemoram vida longe do vício. 

Para abandonar o cigarro, recorreram a tratamentos e ajuda familiar.
O acaso bateu à porta do coordenador de recursos humanos José Pedro de Oliveira Júnior.  Já perto dos 50 anos, nunca havia pensado em parar de fumar. A entrada para o grupo que combate o fumo em um Posto de Saúde de Campinas (SP) ocorreu por uma carona que dava às vizinhas. Nesta sexta-feira (31), Dia Mundial Sem Tabaco, ele e outros ex-dependentes da nicotina comemoram uma vida longe do cigarro.

“Elas queriam parar e eu as levava para o tratamento. Um dia resolvi estacionar para ouvir. Ai o pessoal foi me levando em banho-maria até a hora em que precisei definir uma data para largar. Hoje estou sem fumar há um ano e meio e as vizinhas que eu levava voltaram. Eu tinha até uma carteira com um cigarro, caso tivesse uma recaída. Estes dias a encontrei. Vou dar para elas”

Após 30 anos tendo a companhia do cigarro, Pedro Júnior agora "refaz a vida", como gosta de dizer. Engordou 10 quilos, é verdade, mas vê ganhos na saúde e em breve entrará para a academia. Ele pede uma maior divulgação dos programas. "Eu não sou de usar o postinho, nunca saberia que existe o programa. Se não fosse elas, estaria fumando.

A dona de casa  Maria Célia Rodrigues também fumou por três décadas Eram dois maços diários, um até durante a madrugada. “Criei o hábito quando meus filhos eram adolescentes. Ficava acordada esperando e passei a fumar. Depois, eles cresceram, se mudaram, e ainda assim mantive o hábito. Acordava toda a noite. Resolvi parar quando minha neta ia nascer. Me informei sobre os males que poderia causar a ela e vi que era a hora”, diz Maria Célia. Hoje, a pequena Maria Clara serve de “fiscal” para que não haja uma recaída. “O fantasma sempre existe, fumante é igual qualquer outro dependente”.

Maria Célia Rodrigues: chegada da neta a fez largar o vício do cigarro (Foto: Bernardo Medeiros/G1) 
Maria Célia Rodrigues: chegada da neta a fez largar o vício do cigarro (Foto: Bernardo Medeiros/G1)
‘Seo’ Manoel sustentou o vício por quatro décadas. Quando a saúde começou a dar sinais de fraqueza, há dois anos e meio, procurou ajuda. Agora, mesmo longe do vício, faz questão de acompanhar os encontros semanais. “Gosto do testemunho das pessoas. E também de passar a minha experiência. Antes não conseguia ir até na esquina caminhando. Hoje ando até a cidade, que é bem longe”, se orgulha o aposentado.

Decisão pessoal
Coordenador do Programa Municipal de Tabagismo, Mário Becker lembra que, embora importantes, fatores externos não garantem uma vida longe do cigarro.
“Pode ajudar, sentir um motivo, mas ninguém para de fumar por terceiros. Por isso que no programa é a pessoa que marca a data que irá parar. Em média demora um mês para entender tudo e iniciar o processo”, relata o médico, que diz ainda sobre o poder da nicotina. “É mais difícil de parar do que comparado à cocaína, maconha e álcool. Mas, com força de vontade, acompanhamento médico, é possível”.

Fonte: Do G1 Campinas e Região

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Viracopos recebe maior boeing do mundo em voo teste

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, recebeu nesta terça-feira o maior avião em circulação no mundo da Boeing: o 747-8F. É a primeira vez que a aeronave, com 76,3m de comprimento, pousa no Brasil. Foi um teste da companhia americana Atlas Air para homologação do terminal na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) receber o cargueiro comercialmente.
Os modelos 747-8 da Boeing dividem com o A-380 da Airbus o título de maiores aviões do mundo com versões também para passageiros. "Assim que tivermos a homologação, que esperamos para a próxima semana, vamos começar a voar toda terça-feira com o 747-8F por Viracopos", afirmou o diretor da Atlas Air para o Brasil, Luis Fernando Del Valle.
A empresa tem sete modelos do 747-8F, de uma frota de 48 aeronaves da Boeing. "Transportamos 20% mais carga com ele, com uma economia de 15% de combustível, com 20% menos barulho. Já operamos por Viracopos e temos demanda para operar com o 747-8F agora por Campinas e em outras localidades", diz Del Valle.
Além do aeroporto de Viracopos - maior terminal de cargas do País -, a Atlas solicitou à Anac liberação para usar o jumbo em Brasília, no Rio de Janeiro, em Cabo Frio, Curitiba, Natal e Petrolina.

Adequações
O voo teste é apenas uma das etapas para liberação dada pela Anac. Para receber o gigante Boeing 747-8F, Viracopos teve que passar por adequações. Foram removidos obstáculos laterais da pista, como pontos de sinalização e caixas de passagem, a pintura da pista de taxiamento teve que ser alargada.
Foram feitas também adequações de procedimentos de segurança e de operação. A aeronave, da categoria F, deve ter de uma extremidade a outra da asa entre 65m e 80m, com 68,5m de envergadura. Em comprimento, é o maior do mundo: mede 76,4m.
"Do ponto de vista do pavimento da pista e da área para estacionamento o aeroporto estava dentro dos padrões", explicou o diretor de Operações da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Marcelo Mota.
Existem 41 aeronaves como essa voando pelo mundo - 35 cargueiros e 6 de passageiros, chamados de Intercontinental, com capacidade para até 550 passageiros. O modelo de carga tem capacidade para transportar 135 toneladas.
"É o modelo mais moderno voando no mundo. Ele tem as vantagens de transportar muito mais, gastando menos e com tecnologia sem igual", explica Evanicio Costa, representante da Boeing. O avião que fez o teste em Viracopos partiu de Miami e seguiria para Quito, no Equador, onde também faz um pouso teste.
A Anac aprovou o teste em Viracopos, mas exigiu que fosse feito com cargueiro vazio. "É um prejuízo alto para a empresa, mas temos interesse em liberar logo a operação com a aeronave", afirmou o diretor da Atlas Air.
O diretor-presidente da Aeroportos Brasil, Luiz Alberto Küster, afirmou que vai levar na terça-feira da próxima semana, dia 4, o relatório do pouso teste para a Anac. "Esperamos que a partir da próxima semana já seja liberada a operação de voos por Viracopos. Todos os ajustes foram efetuados e entendemos que o aeroporto está apto a receber o 747-800."
 O jumbo 747-8F, da empresa Atlas Air, pousa às 13h45 em Viracopos
Fonte: