quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Segunda fase do vestibular 2021 da Unicamp registra queda nas abstenções

Unicamp encerra segunda etapa do exame intelectual do vestibular de 2021 nesta terça (9)

A partir das 13h de terça (9), teve inicio a última avaliação da segunda fase do vestibular 2021 da Unicamp, com duração de até cinco horas o exame intelectual é composto por 22 questões dissertativas, sendo 10 delas comuns a todos os candidatos e 12 questões específicas de acordo com a opção de curso escolhida pelo candidato.

Segunda (8), foi o primeiro dia de provas da segunda fase, apenas 8,3% dos candidatos se abstiveram de comparecer ao local de prova; as provas de habilidades específicas (excetuando-se música) serão realizadas nos dias 11 e 12 de fevereiro. No dia 10 de março a Universidade deve divulgar a relação de candidatos da primeira chamada, os quais deverão realizar de forma presencial suas matrículas até 15 de março quando terão início as aulas.

As provas ocorreram em 17 municípios paulistas: São Paulo, Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Além dessas outras cinco cidades também foram sedes de avaliação, são elas: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

O vestibular 2021 da Unicamp foi recordista em candidatos egressos de escolas públicas; no total houve 77,6 mil inscritos no vestibular, destes apenas 66,8 mil candidatos realizaram a prova da 1º fase do vestibular e 15.470 se classificaram para a segunda etapa do vestibular. Já na segunda fase, estiveram presentes no primeiro dia de avaliação 14.185 candidatos; de acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) essas abstenções na segunda etapa que representaram 8,3% dos candidatos foi um recorde positivo; uma vez que na última década a média de ausências na segunda etapa foi de 11%.

Os cursos mais procurados pelos candidatos foram medicina, arquitetura e urbanismo, ciências biológicas, comunicação social-midialogia, ciência da computação, engenharia da computação, farmácia, história, ciências econômicas e enfermagem.