quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Araraquara: Sindicato promete insistir em fechar comércio mais cedo

Lei que antecipa fim do expediente foi suspensa pelo Tribunal de Justiça

Comerciários, Câmara e Prefeitura de Araraquara discutem na segunda-feira (31) uma solução para o impasse criado quanto ao horário de funcionamento do comércio na cidade. Na terça-feira (25), a Justiça determinou em decisão liminar a suspensão da lei municipal que antecipa o fechamento das lojas de rua das 17h para as 14h aos sábados.

José Vicente Piccionieri, vice-presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio, confirmou nesta quarta (26) o encontro com representantes do Legislativo e do Executivo na próxima semana.

“Por enquanto, vamos acatar a decisão, mas vamos caminhar com o Legislativo para fazer com que lei continue valendo”, afirmou Piccionieri.

Para Antônio Deliza, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio), a liminar dá amparo à economia da cidade. “A justiça foi feita e vem garantir o direito à livre iniciativa”, afirmou. “A liminar defende não só os interesses do Sincomércio, mas também o dos consumidores.”

Inconstitucional
A lei que altera o horário do comércio foi considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Na tarde de terça-feira (25), o desembargador David Haddad acolheu em caráter liminar o pedido do Sincomércio.

Com isso, a mudança que começaria a valer na próxima semana segue suspensa até o julgamento final da ação e o comércio atenderá ao público normalmente. O desembargador considerou que a lei “representará redução no percentual da economia local”.

O presidente da Câmara Municipal, Aluísio Brás (PMDB), afirmou que vai esperar ser notificado a respeito e marcar uma reunião com os vereadores e com o prefeito. "O prefeito deixou a Câmara resolver sozinha, mas acho que agora ele precisa participar”.

Brás foi o responsável pela promulgação da lei no dia 7 de outubro, depois que o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) devolveu o projeto ao Legislativo sem aprovação ou veto.

EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.