segunda-feira, 28 de novembro de 2011

De olho na Coreia, cidade quer ser subsede da Copa

Secretário de Esportes afirma já ter conversado com dirigentes do país e da Irlanda

A Coreia do Sul disputa as eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 que será no Brasil. A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) acompanha de perto os resultados, pois desde o começo do ano foram abertas conversações para que Piracicaba seja uma das subsedes do evento e possa receber os coreanos na cidade durante a preparação e também durante a competição.

“Alguns países vão jogar neste eixo São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro. Brasília e Curitiba também é perto daqui, sendo cerca de algumas horas de avião da cidade. Por isso, temos chance sim de participar da Copa”, explicou Pedro Mello, secretário da pasta. Ele acredita ainda que a instalação da Hyundai na cidade facilita a aproximação com o país. A comunidade coreana é grande na cidade. 

O interesse, inclusive, partiu da delegação da Coreia do Sul. “Eles entraram em contato com a gente, já que muitos coreanos estão morando aqui. Nós também já temos restaurantes, hotéis especializados na alimentação e cultura deles”, afirmou Mello. Agora é aguardar. 

A Coreia do Sul está na primeira posição do grupo B das eliminatórias com 10 pontos, mesmo número que o Líbano, time este que os coreanos perderam na última partida disputada no dia 11 deste mês por 2 a 1. A única vantagem oriental é o saldo de gols que é maior do que o do adversário. 

Falta somente uma rodada nesta fase. Os dois melhores de cada grupo se classificam para a fase mata-mata e os quatro primeiros levam a vaga para o mundial. Um quinto time vai para uma repescagem contra um time de outra confederação. 

Outros interessados
Não foi só pelos coreanos que Piracicaba foi sondada. A Irlanda também já conversou com os representantes da secretaria e mostrou interesse. Segundo Mello, existem empresários que nasceram no país e moram na cidade. Eles querem trazer a seleção para terras piracicabanas.

“O clima no mês de julho nos favorece demais. Não é quente e não chove também. Muito mais ameno do que o Nordeste, por exemplo. Eles até já ficaram aqui quando fizeram um amistoso contra o Santos. Foi muito gratificante recebê-los”, conta o secretário da pasta.

Entretanto, as conversações precisam esperar o fim das eliminatórias para os clubes conseguirem a classificação na competição. A Irlanda inicia a disputa somente depois da Eurocopa, que acontece em julho de 2012.

Benefícios
Para o secretário, Piracicaba não tem só visibilidade para ganhar com a Copa do Mundo, mas também o turismo, já que os torcedores da seleção também viriam ficar próximos dos jogadores de seu país.

“Normalmente, os torcedores acompanham o time para ficar junto com pessoas que falam a mesma língua. Na África do Sul, os torcedores brasileiros seguiam a seleção para onde ela ia. As cidades que serviram de sede para o Brasil se beneficiaram com essas pessoas, que não são poucas. É uma grande oportunidade de divulgar e mostrar nossa cidade ao mundo”, diz Mello.

EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.