quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Parquímetros de Piracicaba funcionam a partir de 5ª e dividem opinião da população

EP Piracicaba percorreu algumas ruas do Centro da cidade para ouvir motoristas


A Zona Azul Digital começa a funcionar nesta quinta-feira (1º) em Piracicaba. De acordo com a Hora Park//Estapar, empresa que tem a concessão do serviço na cidade por 10 anos, 89 parquímetros vão operar no Centro. Em janeiro de 2012, Vila Rezende e Bairro Alto também irão receber as máquinas. O sistema ainda gera dúvidas e divide a opinião da população piracicabana.

"Acho meio complicado e preferia o bilhete, como é agora. Não sei qual é o benefício de se mudar para essas máquinas", disse o office boy Cláudio Camargo Alves. A opinião de Alves é compartilhada por várias pessoas, segundo uma das agentes de rua da Hora Park/Estapar. "Muita gente não entende e acha que isso é uma forma do governo roubar a população", disse Edcarla Maria dos Santos. Entretanto, ela garante que a maioria dos piracicabanos aprovaram a mudança e a operação dos parquímetros.

"Creio que, assim, vai ficar melhor. A possibilidade de fazer algo errado é menor e isso também vai diminuir os flanelinhas, que ganham dinheiro as nossas custas", disse a comerciante Marta Vieira. Ela crê que os parquímetros são máquinas seguras e difíceis de serem fraudadas.

Edcarla faz parte dos 60 agentes da empresa que ficam ao lado das máquinas no Centro da cidade para orientar a população na utilização dos parquímetros. Ela trabalha na Rua Governador Pedro de Toledo, uma das mais importantes de Piracicaba e por onde passam muitas pessoas diariamente. "Os idosos têm mais dificuldade", contou.

Tolerância
As cartelas de zona azul, usadas atualmente na cidade, perdem a validade na quinta-feira com o início das operações dos parquímetros. O tempo que o motorista pode ficar em uma vaga, entretanto, continua sendo o de duas horas.

Cerca de 1,6 mil vagas de estacionamento serão disponibilizadas com o sistema. Além das vagas normais, há vagas para deficientes físicos, que estão isentos de pagar qualquer taxa, e idosos, que precisam pagar a tarifa normalmente. "O idoso precisa pagar normal. A vaga é apenas para mostrar que ali pode parar apenas o idoso", disse a monitora dos agentes de rua, Patrícia Luz.

Patrícia explicou que a equipe de agentes de rua, que até então vinha fazendo a campanha de explicação de uso dos parquímetros para a população, irá desempenhar outra função além dessa a partir de quinta-feira. "As agente vão andar pelas ruas e ver se os carros estão estacionados de forma irregular", completou.

Segundo a monitora, o motorista tem dois prazos para regularizar o estacionamento do carro após receber a notificação, que é deixada no vidro do veículo. "Ele tem duas horas para validar o bilhete e pagar na máquina. Se passar desse prazo, ele tem até as 18h do dia seguinte para fazer esse pagamento. Entretanto, se um agente nosso perceber que o carro está parado o dia inteiro em uma vaga, nós acionamos a Secretaria de Trânsito e Transportes (Semuttran). Com eles, a multa é na hora", finalizou.

Horários e preços
O sistema de zona azul digital vai ter horário de funcionamento das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados. O horário é reduzido das 9h às 13h.

Além do uso de dinheiro, os motoristas também podem usar o cartão recarregável da Zona Azul Digital.

EPTV.com - Eduardo Guidini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.