Projeto ensina sobre animais, plantas e abre nesta terça (29) para visitação da comunidade
Alunos durante aula de meio ambiente: respeito ao Planeta (Foto: Claudio Coradini/Da Gazeta de Piracicaba) |
Os 175 alunos da Escola Municipal Professora Rita de Cássia Paulucci Costa, do bairro Algodoal, apresentam hoje, às 17 horas para os pais, e até sexta-feira para a comunidade, das 8h30 às 17h30, os projetos desenvolvidos durante o ano sobre o meio ambiente e sobre a biografia da professora que dá nome ao local.
Os trabalhos envolveram desde alunos do berçário até o Jardim II. Eles aprenderam sobre reciclagem, aquecimento global, fauna e flora e cultivaram uma horta na escola.
O projeto Transformando Lixo em Arte, desenvolvido pelas professoras com apoio da direção da escola, teve como objetivo mostrar de forma objetiva e criativa desde a extinção dos dinossauros, o derretimento das geleiras com o aquecimento global e o impacto que esse fenômeno pode causar e os problemas do acúmulo do lixo no planeta, disse a professora Patrícia Fernanda Peres, do Berçário II.
Segundo as professoras Adriana Aparecida Fessel do Berçário I e Márcia Regina Cella, do Maternal I, o projeto teve início com a mobilização dos pais em oficinas sobre como reaproveitar o óleo usado, fazendo sabão caseiro. Depois os pais mandaram material reciclado para a escola.
Com muita criatividade, as professoras transformaram caixas de pizza em vitórias-régias, potes de salsicha em pinguins, tubos de parta de dente viraram peixes, tampinhas se tornaram formigas, embalagens de frutas passaram a ser tartarugas e joaninhas. Também foi utilizado no projeto tecidos, papéis, embalagens de produtos de limpeza, potes de iogurte compuseram um buquê de tulipas e garrafas PET com balões de ar formaram uma macieira.
Os alunos aprovaram a iniciativa. Giovana Feliciano, 4, do Maternal I gostou do boneco que representa um menino pescando no rio. Já Ronan Campos Raimundo, 4, ficou encantado com os animais.
PLANTAS
A turma do Jardim II aprendeu sobre plantas. Eles elaboraram cartazes e desenhos com plantas ornamentais, ervas medicinais e as comestíveis, conforme a diretora Daniele Cristina Gomes da Silva Lali.
O aluno Leonardo Souza Menezes, 5, contou que tomou chá de hortelã. Além disso, ele e os amigos Vinícius Marques Godoy, 5 e Luisa Barbosa Francisco, 5, disseram que plantaram a hortelã na horta. (AF)
Gazeta de Piracicaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.