quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Militantes invadem sede do Incra e cobram melhorias

Grupo de assentados e acampados da região não tem previsão de deixar o prédio do órgão federal

Um grupo de pessoas que vivem em acampamentos e
assentamentos da região invadiram a sede do Incra na
manhã desta terça-feira (22).
Foto: EPAraraquara
Cerca de 200 militantes ocuparam o prédio do órgão federal, localizado na Vila Xavier, em Araraquara, representando famílias de São Carlos, Boa Esperança do Sul, Padrópolis, Perdeneiras, Bocaína e Descalvado. Eles querem uma resposta quanto às áreas que serão disponibilizadas para famílias que continuam acampadas e melhorias na infraestrutura para os assentamentos existentes.

“Nós já bebemos água com rato morto que caiu dentro do poço artesiano no nosso acampamento. Agora queremos, além de estrutura, uma terra para que nossas famílias possam ser assentadas”, afirmou Paulo Oliveira Reis, representante do acampamento Cachoeirinha, que existe há 15 anos.

Dentre as reinvindicações dos assentamentos, estão água, poços artesianos, dinheiro para habitação e técnico agrícola para acompanhamento dos trabalhos desenvolvido por eles. Com uma lista de necessidades nas mãos, Paulo Batista de Oliveira, do assentamento Fortaleza, afirma que ninguém vai sair da sede enquanto não houver resposta de algum representante do Incra.

Outro lado
Em nota, a assessoria de imprensa da Superintendência do Incra, em São Paulo, informou que não recebeu a pauta de reivindicações dos manifestantes e desconhecem as motivações da ocupação em Araraquara. A nota informa ainda que o instituto aguarda a pauta, que "será respondida de forma transparente e pública".

Outras invasões
Não é a primeira vez que manifestantes invadem a sede do Incra em Araraquara. A última ocupação do prédio aconteceu em janeiro deste ano, quando cerca de 100 integrantes do MST (Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram o local. Eles também cobravam áreas para famílias acampadas no Estado e melhor infraestrutura para os assentamentos.

EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.