terça-feira, 22 de novembro de 2011

Comissão dá aval para Campinas ser subsede da Copa

Vice-presidente da comissão e ex-jogador, Romário Faria (PSB-RJ), disse que se a Copa fosse hoje, a cidade já estaria pronta e poderia até mesmo ter sido escolhida para ser sede oficial do evento

Integrantes da Infraero teriam garantido que o leilão para os aeroportos de Guarulhos, Brasília e Campinas está mantido para 22 de dezembro
(Foto: Elcio Alves/AAN)
Os integrantes da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados estiveram nesta segunda-feira (21) em Campinas para vistoriar a infraestrutura da cidade e deram o aval para que o município continue na disputa para ser uma das cidades subsede da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

O vice-presidente da comissão e ex-jogador, Romário Faria (PSB-RJ), disse que se a Copa fosse hoje, a cidade já estaria pronta e poderia até mesmo ter sido escolhida para ser sede oficial do evento. A escolha das cidades deve ocorrer no final de 2013. 

Além dele, o deputado federal Jonas Donizette (PSB-SP),e o 2º vice-presidente, o deputado federal Valeriano Filho (PSB-SE), se reuniram à tarde com superintendentes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) no Aeroporto Internacional de Viracopos e disseram estar satisfeitos com o andamento das obras de expansão do terminal. Segundo o secretário de Esportes, Gustavo Petta, a cidade está bem vista também no Exterior e adiantou que já teria sido sondada por algumas seleções para que seja escolhida subsede, mas não informou quais. 

A reunião em Viracopos não foi aberta à imprensa, mas de acordo com Donizette, os integrantes da Infraero teriam garantido que o leilão para os aeroportos de Guarulhos, Brasília e Campinas está mantido para 22 de dezembro. De acordo com a comissão, o atraso nas obras dos aeroportos e problemas de mobilidade urbana são as maiores preocupações para a Copa. 'A maior parte das cidades estão com obras em estágio embrionário na área de transporte, isso nos preocupa' , disse Donizette. Mas em Campinas, o deputado Romário gostou do que viu. 'Se cumprirem tudo que disseram, o aeroporto estará pronto. A Infraestrutura está boa, a tendência é melhorar' , disse. 

Mais cedo, no plenário da Câmara dos Vereadores, a Comissão promoveu um fórum de debate junto de integrantes do Comitê Organizador da Copa, Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Fifa. Durante o encontro, o deputado Romário mostrou insatisfação com a organização do evento, voltou a criticar , segundo ele, a falta de transparência das entidades e chegou a questionar os critérios para a escolha das subsedes. O diretor-executivo de operações do Comitê Organizador, Ricardo Trade, disse que não iria entrar na discussão porque esse não era o objetivo do encontro e afirmou que a escolha das subsedes que formarão o catálogo de cidades entregues às seleções obedece a critérios técnicos. 

Os integrantes do Comitê explicaram que as cidades subsede terão que manter um campo a pelo menos 20 minutos do hotel onde a seleção ficar e estar no máximo a 60 minutos do aeroporto. Em Campinas, a Fifa já deu o aval para que dois hotéis da cidade possam receber as delegações. 

Atualmente existem 32 cidades em São Paulo na pré-lista oficial de possíveis integrantes do catálogo, onde estão relacionados 145 centros de treinamento aptos a receber as equipes. Campinas trabalha com a hipótese dos clubes Guarani e Ponte Preta poderem ceder suas estruturas, além de um CT em estudo do Red Bull. No entanto a possibilidade mais certa é um projeto de futuro CT da Ponte Preta. De acordo com o secretário municipal de Esportes, a subida para a 1ª divisão deve ajudar a trazer novos investimentos para o clube e acelerar a execução das obras. 

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de Campinas, as cidade de Jaguariúna também concorre para ser uma subsede. Há atualmente 230 cidades pré-selecionadas para serem subsede no País, mas uma nova janela para a inscrição de novos projetos deve ser aberta. O Comitê espera que o catálogo apresentado às seleções tenha entre 80 e 90 cidades.

Seleção campeã do mundo deve visitar cidade no próximo domingo 
O Comitê Organizador da Copa já agendou para o próximo domingo (27) a visita de integrantes de uma seleção interessada em conhecer a infraestrutura da cidade. O nome ainda é mantido em sigilo e a visita pela cidade com representantes da Prefeitura não irá contar com a participação da imprensa.

Fontes ligadas ao Comitê Paulista garantem que é uma seleção campeã do mundo e que teriam gostado dos dados socioeconômicos da cidade que já teriam sido apresentados à equipe. O time interessado não quer que tenha seu nome divulgado em função de as 32 seleções da Copa ainda não terem sido escolhidas e passar uma 'sensação de já ganhou' , o que os dirigentes querem evitar, pois as eliminatórias da Copa estão em andamento.

Durante o encontro de ontem, o diretor-executivo de operações do comitê organizador da Copa, Ricardo Trade, disse que a Holanda já teria manifestado interesse em ter Belo Horizonte como sede , e elogiou o fato de Campinas já ter futuros candidatos interessados. 'Isso ajuda a campanha de vocês. Se estiverem dentro do catálogo e já iniciarem os contatos, a chance de ser uma subsede aumenta bastante' . De acordo com o secretário municipal de Esportes, em contatos que teve com dirigentes da Ponte Preta, a 1ª fase do projeto do Centro de Treinamento do clube deve ser concluída entre 12 e 18 meses, e a expectativa é que no final de 2012 a estrutura já esteja pronta. Quanto a possível seleção, ele não quis comentar.

CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA AMPLIAR
Infográfico

Henrique Beirangê DA AGÊNCIA ANHANGUERA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.