Neblina causa lentidão no trânsito na Rodovia D. Pedro I (Foto: Augusto de Paiva/AAN) |
Segundo informações do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri), Campinas registrou na madrugada desta quinta-feira (4) a menor temperatura dos últimos 11 anos, quando os termômetros chegaram a registrar 3,6°C. O recorde foi registrado em 2000 quando a temperatura atingiu 2,3°C.
A queda na temperatura está relacionada à entrada de uma massa polar vinda da Antartida, que se deslocou do sul para o norte do país. A frente fria que chegou ao Estado de São Paulo causou densa nebulosidade pela manhã na região. A Rodovia Dom Pedro I registrou lentidão no trânsito por causa da neblina que reduziu a visibilidade dos motoristas que trafegavam pela via.
Durante a manhã desta quinta-feira a temperatura em Campinas chega aos 12°C, porém, ventos de 18 km/h causam uma sensação térmica de 6°C. A previsão para os próximos dias informa a presença de geadas fracas nas primeiras horas do dia. A temperatura deve continuar baixa apesar do tempo estável com céu aberto.
Segundo informações do Instituto de Agronomia de Campinas (IAC), as temperaturas na cidade podem atingir a mínima de 0°C na próxima sexta-feira (5) e a máxima de 21°C. Em Jundiaí a mínima pode chegar a 1°C.
'Sob o aspecto de geada agronômica, essas temperaturas indicadas pela previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), se confirmadas, poderão causar a ocorrência desse fenômeno adverso', afirmou o pesquisador científico da área de estatistica climatológica do IAC, Gabriel Blain.
Para o próximo sábado (6), poderá voltar a chover, inicialmente no Sul e Leste paulista estendendo-se para as demais áreas, mas as temperaturas sobem. A mínima prevista é de 15°C, e máxima de 27°C.
Douglas Fonseca e Juliana Martins Portal RAC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.