segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Insegurança aumenta com maior movimento em Viracopos

Nos primeiros seis meses deste ano, os registros em Viracopos somaram 440 ocorrências (73 por mês)

Viracopos precisa de mais policiamento
(Foto: Janaína Maciel/AAN)
O número de ocorrências policiais registradas pela delegacia da Polícia Civil no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, vem aumentando na mesma proporção em que cresce o movimento de passageiros que embarcam e desembarcam no terminal. Durante os 12 meses de 2010 foram 540 boletins de ocorrência (média de 45 por mês). Nos primeiros seis meses deste ano, os registros somaram 440 ocorrências (73 por mês). Já o número de passageiros vem batendo sucessivos recordes e chegou a 3,5 milhões de janeiro a junho deste ano, 45,7% maior em relação ao mesmo período de 2010. O aeroporto é o nono mais movimentado do País.

A maioria das ocorrências está ligada a furtos, dentro do saguão do aeroporto e em seu entorno. Artigos eletrônicos, como notebooks, máquinas digitais e celulares, são os principais alvos dos ladrões. Malas, capacetes de motociclista e carteiras também são levadas com frequência. Outra parte das ocorrências são furtos em veículos estacionados, muitos de forma irregular, ao redor do terminal.

Segundo especialistas em segurança pública, o aumento dos registros criminais era previsível com o crescimento do movimento no aeroporto, o que poderia ter levado a uma programação de ações preventivas. Mas, segundo o delegado Marco Antonio Evangelista, plantonista em Viracopos, um outro fator gera aumento no fluxo de pessoas e pode contribuir para o aumento das ocorrências no local: moradores de bairros do entorno estão usando agências bancárias e a lotérica para pagar contas e fazer outros serviços. Com isso, eles não precisam ir até o Centro da cidade. “Viracopos se tornou um aeroporto muito movimentado e acabou atraindo pessoas que não são passageiros.”

O delegado afirmou que muitos caminham de bairros como São Domingos, Campo Belo e Vida Nova até o aeroporto. “Muitos vêm aqui para utilizar os serviços, porém, outros aproveitam para cometer delitos”, disse Evangelista. A estimativa é de que cerca de 25 mil pessoas passem por dia pelo aeroporto. Desse total, 20 mil são passageiros.

Luciana Felix - Agência Anhangüera de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.