quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Piracicaba: Metade do CDP está no escuro há uma semana

SAP diz que problema foi causado pelos "gatos" feitos pelos detentos

Dois dos quatro pavilhões do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba estão sem energia elétrica há uma semana e o problema deve perdurar por mais sete dias. A informação é da própria Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), que alega que o corte no fornecimento foi necessário para manutenção da rede elétrica, após seguidos "gatos" dos presidiários. 

De acordo com a secretaria, os presos confeccionam resistências improvisadas, a partir de alumínio de marmitex, que provocam superaquecimento da fiação. A SAP lembra ainda que a diretoria do CDP tem feito trabalhos de conscientização da população carcerária, sobre os danos que a sobrecarga no sistema elétrico pode causar, além de efetuar rotineiras revistas nas celas, para retirar objetos proibidos.

Superlotação
A última atualização da SAP aponta que 1.372 presos estão no CDP de Piracicaba. A capacidade é de 512 detentos. No último mês de junho, o local ficou pouco mais de um mês sem receber presos pois o número de presos estava três vezes maior do que a capacidade.

A Secretaria de Administração Penitenciária informou que está em andamento o plano de expansão que construirá, ao todo, 49 novas unidades prisionais no Estado de São Paulo, gerando mais 39.540 vagas. Sobre o caso específico de Piracicaba, a SAP informou que “encontra-se em trâmite o processo de construção de uma Penitenciária Masculina” na cidade.

EPTV.com - Eduardo Guidini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.