sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Região de Campinas pode ganhar nova rodovia

Projeto prevê a construção de estrada a partir da SP-304, passando por Sousas até a D. Pedro I

Entroncamento das rodovias D. Pedro I e Anhanguera, na altura do bairro Padre Anchieta: terceira via é vista como alternativa para desafogar o trânsito no local
(Foto: Leandro Ferreira/AAN)
Uma nova estrada poderá surgir na região de Campinas com a proposta de desafogar o intenso tráfego no entroncamento das rodovias Anhanguera e D. Pedro I. O Correio apurou que a concessionária Rota das Bandeiras encaminhou ao governo do Estado projeto para construir uma estrada com 50 quilômetros de extensão, com início na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Americana, e que seguiria em linha reta até próximo a estrada Campinas-Paulínia (Rodovia Zeferino Vaz) e depois continuaria em curva até o distrito de Sousas, se ligando à D. Pedro I. 

Procurados, nem a concessionária nem a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) comentaram o projeto. A Rota das Bandeiras, empresa da Odebrecht TransPort, investidora e operadora no Brasil em negócios relacionados à mobilidade urbana, rodovias, sistemas integrados de logística e aeroportos, é a concessionária do Corredor D. Pedro I. 

Esse corredor abrange as regiões de Campinas, Jundiaí, Bragança, Itatiba, Paulínia, São José dos Campos, Alto Tietê e Vale do Paraíba. A empresa assumiu a concessão com a meta de investir R$ 2,410 bilhões em obras de ampliação, recuperação, sinalização, monitoração e serviços em uma extensão de cerca de 300 quilômetros. Além da malha concedida, 80 quilômetros de estradas vicinais são mantidos pela concessionária. A nova estrada não é parte dos investimentos de R$ 2,4 bilhões assumidos pela empresa na concessão da Rodovia D. Pedro I. O custo do novo projeto não foi informado. 

O deputado Cauê Macris (PSDB), que integra a Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa de São Paulo, conheceu o projeto e, segundo ele, será uma alternativa interessante para ligar Americana e Nova Odessa com a rodovia Campinas-Paulínia e chegar até Sousas. 

“Além disso, temos hoje um trânsito muito carregado no entroncamento da Anhanguera e D. Pedro I e o estudo indica que, se uma nova estrada for construída com aquele trajeto, o tráfego na Anhanguera poderá ser reduzido em 30%. Isso aliviaria muito o trânsito no entroncamento das duas rodovias”, afirmou. A proposta, conforme o deputado, é construir a estrada por meio de uma parceria público-privada (PPP), sem custos para o governo. Macris disse que vai levar a discussão para a Assembleia Legislativa assim que o governo tiver um posicionamento sobre o projeto.

Maria Teresa Costa Agência Anhangüera de Notícias 

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