quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Defesa Civil declara estado de alerta em 18 cidades

Uma massa de ar seco passou a atuar sobre o Estado de São Paulo, segundo a Defesa Civil de Campinas, logo no início da semana


Risco de queimadas cresce no período de estiagem
(Foto: Sérgio Masson/Gazeta de Ribeirão)
Das 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), 18 entraram nesta terça-feira (16) em nível de alerta por causa da baixa umidade relativa do ar. O aviso foi dado pela Coordenadoria Regional de Defesa Civil, depois que os índices dos municípios passaram de atenção para alerta — o aviso é emitido quando a umidade é inferior a 20%. Cidades como Campinas, Indaiatuba, Monte Mor e Vinhedo registraram 13% de umidade. Abaixo de 12% já é considerado estado de emergência. Valinhos é a única cidade que continua com o índice entre 20 e 30%. 

Uma massa de ar seco passou a atuar sobre o Estado de São Paulo, segundo a Defesa Civil de Campinas, logo no início da semana e a previsão é que os próximos dias sejam de tempo aberto, seco e em gradativa elevação dos termômetros. A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do Inverno e início da Primavera, no período da tarde, entre 12h e 16h. 


Os níveis nessa situação podem ocasionar diversos problemas de saúde, como: complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento de incêndios em pastagens e florestas. 

As temperaturas elevadas e a baixa umidade provocam ainda queimadas em várias regiões, como o incêndio que ocorreu ontem às margens da Rodovia dos Bandeirantes, no sentido Campinas-Capital, no Km 72 da pista expressa, próximo ao parque Hopi Hari. De acordo a concessionária AutoBAn, que administra o trecho, o incêndio foi de grandes proporções, mas debelado pelos bombeiros, e teria acontecido em um terreno devido ao tempo seco.

Agência Anhanguera de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.