quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Moradores do Satélite Íris protestam por lombada A comunidade afirma estar esperando há mais de um ano por lombadas no bairro e deu um ultimato à Pref


O Cosmo On Line
Fábio Gallacci

A causa do protesto foi o atropelamento de Isaac Gomes, de 6 anos, atingido por uma moto que rodava em alta velocidade na manhã de anteontem(Foto: Estevam Scuoteguazza/AAN)
Dezenas de moradores do Jardim Satélite Íris 1, em Campinas, incendiaram caixas de madeira, galhos e pneus no final da manhã de ontem (13/10) na Rua Reverendo José Coelho Ferraz. A causa do protesto foi o atropelamento de Isaac Gomes, de 6 anos, atingido por uma moto que rodava em alta velocidade na manhã de anteontem. O menino está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Infantil do Hospital Celso Pierro, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em estado grave. Segundo os moradores, o abuso de velocidade e os acidentes são muito comuns ali, inclusive, já tendo ocorrido mortes no local. A comunidade afirma estar esperando há mais de um ano por lombadas no bairro e deu um ultimato à Prefeitura. Se nenhuma resposta for dada oficialmente até o final dessa semana, os moradores prometem fechar a Avenida John Boyd Dunlop para protestar mais um vez. 'A Prefeitura colocou asfalto nessa rua, mas esqueceu de garantir a segurança dos pedestres. O pessoal passa aqui voando. Até alguns ônibus abusam da velocidade' , apontou o morador André Ribeiro, afirmando que o pedido para a colocação de lombadas no Satélite Íris 1 já foi feito formalmente há mais de um ano. 'A justificativa que eles dão é que não tem massa asfáltica para fazer o serviço' , disse ele. O bairro conta hoje com cerca de 2,6 mil famílias. 'A gente quer chamar a atenção das autoridades de uma forma pacífica, mas se não nos derem respostas vamos para a John Boyd' , reforçou Ribeiro. O pai do menino atropelado, o porteiro Edivone Souza Gomes, estava revoltado. Ele lembrou que o menino estava indo comprar pão com a mãe, por volta das 8h30 de domingo, quando o motociclista o atingiu. De acordo com testemunhas, o autor do acidente fugiu sem prestar socorro. Moradores anotaram a sua placa e já a repassaram à polícia. 'Uma criança foi atropelada e as autoridades não tomam nenhuma providência. Tem que ter lombadas aqui agora mesmo. Nós estamos protestando por isso' , afirmou Gomes. Um dos vizinhos lembrou ainda que a sinalização da rua só foi colocada porque o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) visitaria o bairro. Antes da passagem dele, o asfalto tinha sido colocado e mais nada, afirmaram os moradores. 'Já fizemos até um abaixo-assinado pedindo as lombadas' , disse outro vizinho. Duas lombadas foram colocadas próximas da Escola Estadual Rosina Frazatto dos Santos, mas a comunidade afirma que o número ainda é insuficiente para conter a pressa de alguns motoristas e motociclistas. A própria reportagem, que esteve no local ontem, constatou que muitos realmente não se preocupam em diminuir a velocidade de seus veículos quando circulam pelo bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.