Copa 2014 e a Olimpíada em 2016 colocam a cidade como polo para geração de negócios
Avenida Moraes Salles, no Centro de Campinas: turismo, logística e lazer em alta para investimentos (Foto: Cedoc/RAC) |
Com a realização de megaeventos internacionais como Copa do Mundo em 2014 e a Olimpíada em 2016, Campinas é cotada como um dos polos de atração de investimento e geração de negócios na chamada “década esportiva”. A cidade é avaliada para sediar comitivas e delegações internacionais para as competições e eventos esportivos.
O secretário do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Campinas, Rui Rabelo, disse que, mais do que dar visibilidade ao País do futebol no cenário internacional, a Copa e a Olimpíada vão ser um grande palco para geração de negócios antes, durante e depois do evento. Em pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foram apontadas 448 oportunidades para empresas de quatro setores — tecnologia da informação (TI), construção civil, turismo e produção associada ao turismo.
“Para alavancar negócios e ter o produto em alta no mercado é preciso se preparar”, disse Rabelo. O estudo elaborado sobre TI mostra que há 105 atividades no setor que se beneficiarão. A análise apontou que áreas como desenvolvimento de softwares, projetos e assistência técnica, manutenção e suporte estão entre os filões.
Para Rabelo, Campinas tem atrativos e potencial inquestionáveis e as empresas devem começar a se planejar para atender com qualidade internacional os turistas brasileiros e estrangeiros, aperfeiçoando desde o conhecimento da língua inglesa e espanhola até para disponibilizar serviços de comunicação e tecnologia. “Será um investimento para os eventos que trará reflexos positivos para o futuro. Afinal o mundo todo estará vendo a estrutura do País e das cidades-sedes.”
O potencial de geração de negócios pelos eventos esportivos foi debatido ontem no Fórum Empresarial Regional, em Campinas. O diretor de esportes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Agberto Guimarães, participou do encontro e destacou para os mais de 200 empresários presentes que as condições de infraestrutura de Campinas são muito favoráveis. “Além de uma excelente rede hoteleira, conta com centros de reabilitação e treinamento para os atletas. Possui também hospitais e centros médicos de qualidade, universidades e serviços de alto padrão em todos os segmentos”, disse.
O setor de transportes, com rodovias de fácil acesso a São Paulo e ao Interior do País, o aeroporto de Viracopos e a logística eficiente são outras questões que ajudam a atrair investimento.
Franquias
O diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo, apresentou aos empresários de Campinas as oportunidades para o setor de franchising na década esportiva, destacando principalmente os serviços que envolvem atividades ligadas a setores como o turismo, logística, lazer e a gastronomia, apontando para o investimento em escolas de idiomas, empresas de eventos, serviços de transporte e restaurantes.
Gilson Rei Agência Anhangüera de Notícias
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