Queda acentuada desse tipo de crime entre 2001 e 2011 não foi um fenômeno uniforme
Os homicídios resistem em 54 municípios paulistas. Um levantamento feito pela reportagem com dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) mostra que a queda acentuada desse tipo de crime entre 2001 e 2011 (-71,2%) não foi um fenômeno uniforme. Quatro regiões paulistas concentram as cidades que andaram na contramão da evolução da criminalidade: noroeste, nordeste, Vale do Ribeira e litoral.
Por trás desse fenômeno estão a presença de presídios de regime fechado e semiaberto, a proliferação do crack entre cortadores de cana e o crescimento recente e desordenado de algumas dessas cidades. Para enfrentá-lo, o delegado-geral, Marcos Carneiro Lima, planeja ampliar a atuação do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) para todo o Estado.
- Queremos levar a competência e o padrão de investigação do DHPP para todo o Estado.
O levantamento levou em consideração somente as cidades cujo aumento de criminalidade por 100 mil habitantes equivalia a três ou mais casos de assassinatos . Foram 95 municípios no Estado que registraram uma variação positiva de assassinato de um a dois casos.
Nas outras 496 cidades, houve queda nos homicídios ou a taxa se manteve igual ao longo dos últimos 11 anos.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.