Campinas chega nesta quinta (14) aos 237 anos de fundação.
Fotos enviadas pelos internautas ao Portal RAC
De formação colonial, a cidade remonta ao século 18 ainda como um bairro rural da Vila de Jundiaí. Nos primórdios, a instalação de um pouso de tropeiros promoveu a primeira concentração populacional. A chegada de fazendeiros em busca de terras para lavouras de cana selou, então, a formação do povoado da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso, em 1774. Depois, passou a se chamar Vila de São Carlos e, mais tarde, Campinas, época em que o café suplantou a cana como principal riqueza econômica.
Hoje referência em setores estratégicos como educação, saúde, tecnologia, ciência e logística, a metrópole prepara-se atualmente para um grande salto no desenvolvimento econômico. As obras do trem rápido e do Aeroporto Internacional de Viracopos reforçarão o papel nacional da cidade, confirmando sua vocação de vanguarda, que vem sendo contada através de sua própria história. Os desafios estruturais e a carência nos serviços públicos seguem na mesma proporção, sobretudo quando se vê a desigualdade social nos vários bolsões de pobreza espalhados por seu território.
Comemoração
O aniversário será comemorado com muita música na região central da cidade.
Das 11h às 14h, haverá show de samba e pagode na Praça Rui Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana. Vão se apresentar os grupos Art Popular, conhecido nacionalmente, e o Grupo da Serrinha, de Campinas.
À noite, será a vez da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas prestar sua homenagem à cidade, com uma apresentação na Basílica do Carmo, logo após a missa das 19h. Será executada a obra 'Missa De Gloria', de Giacomo Puccini, sob a regência do maestro titular da Sinfônica, Parcival Módolo, acompanhada pelo coral Collegium Vocale, composto por 40 coralistas amadores, estudantes de música e professores de canto, que apresentam repertório variado, mas com ênfase na música coral clássica.
Portal RAC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.