quinta-feira, 14 de julho de 2011

Campinas chega aos 237 anos com muitos desafios

Campinas chega nesta quinta (14) aos 237 anos de fundação.

  
  
Fotos enviadas pelos internautas ao Portal RAC


De formação colonial, a cidade remonta ao século 18 ainda como um bairro rural da Vila de Jundiaí. Nos primórdios, a instalação de um pouso de tropeiros promoveu a primeira concentração populacional. A chegada de fazendeiros em busca de terras para lavouras de cana selou, então, a formação do povoado da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso, em 1774. Depois, passou a se chamar Vila de São Carlos e, mais tarde, Campinas, época em que o café suplantou a cana como principal riqueza econômica.

Hoje referência em setores estratégicos como educação, saúde, tecnologia, ciência e logística, a metrópole prepara-se atualmente para um grande salto no desenvolvimento econômico. As obras do trem rápido e do Aeroporto Internacional de Viracopos reforçarão o papel nacional da cidade, confirmando sua vocação de vanguarda, que vem sendo contada através de sua própria história. Os desafios estruturais e a carência nos serviços públicos seguem na mesma proporção, sobretudo quando se vê a desigualdade social nos vários bolsões de pobreza espalhados por seu território.

Comemoração

O aniversário será comemorado com muita música na região central da cidade. 

Das 11h às 14h, haverá show de samba e pagode na Praça Rui Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana. Vão se apresentar os grupos Art Popular, conhecido nacionalmente, e o Grupo da Serrinha, de Campinas.

À noite, será a vez da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas prestar sua homenagem à cidade, com uma apresentação na Basílica do Carmo, logo após a missa das 19h. Será executada a obra 'Missa De Gloria', de Giacomo Puccini, sob a regência do maestro titular da Sinfônica, Parcival Módolo, acompanhada pelo coral Collegium Vocale, composto por 40 coralistas amadores, estudantes de música e professores de canto, que apresentam repertório variado, mas com ênfase na música coral clássica. 

Portal RAC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.