Este é o resultado parcial dos dois primeiros dias — sexta-feira e sábado — da Operação Direção Segura, que submeteu 38 condutores ao teste
Policiais fiscalizaram 197 veículos e 22 motoristas foram autuados e nove carros recolhidos
(Foto: Leandro Ferreira/AAN)
Três presos, 197 veículos fiscalizados, 22 motoristas autuados e nove veículos apreendidos. Este é o resultado parcial dos dois primeiros dias — sexta-feira (08) e sábado (09) — da Operação Direção Segura, realizada pela Polícia Militar (PM) de Campinas. Além disso, 38 condutores foram submetidos ao teste do bafômetro.
A operação ocorreu no final de semana, em bairros da região Central, de Sousas, Barão Geraldo e Paulínia, entre outros.
A operação ocorreu, após o Correio Popular, do Grupo RAC, divulgar no último dia 26 de junho com exclusividade que as blitze estavam cada vez mais escassas nas principais ruas e avenidas do município.
A reportagem percorreu diversos bares, e os motoristas foram unânimes ao afirmar que a fiscalização ocorreu somente no início da implantação da lei. A superlotação do Pátio Municipal foi um dos principais motivos apontados pela PM na época, para a diminuição das operações. 'As blitze continuam ocorrendo.
Somente na área do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM) já foram realizadas 40 operações neste ano. “O nosso trabalho não fica restrito só pela falta de espaço, estamos atuando”, disse o coordenador operacional do 8º BPM, capitão Euclides Vieira.
Segundo ele, como medida paliativa ao problema de superlotação, a PM está recolhendo temporariamente os veículos que são apreendidos em suas unidades, até poderem ser levados ao local correto.
As blitze possuem o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito com vítima, além de evitar outras ocorrências como batidas em postes e muros. “Os locais e os horários são estrategicamente escolhidos. Ao serem abordados, os policiais observam a expressão do motorista e se verificarem que houve ingestão de bebida pedem que ele faça o teste do bafômetro”, disse Vieira. Em Campinas, de acordo com a PM, existem 51 bafômetros.
RAC - Luciana Brunca
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.