quinta-feira, 14 de julho de 2011

Coreanos sondam região para produzir peças do TAV

Fornecedores que detêm a tecnologia apostam nas duas cidades para instalar empresas

Fornecedores sul-coreanos, responsáveis pela produção de peças de trens de alta velocidade no exterior, já estudam áreas na região Campinas-Piracicaba para instalação das empresas. A área dos dez fornecedores da Hyundai em Piracicaba, inclusive, deve aumentar com os novos fornecedores, caso a proposta do governo de instalação do trem de alta velocidade (TAV), que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, saia do papel.

Na segunda-feira (11), o governo federal sofreu uma derrota com a falta de propostas para o leilão do trem-bala, o que fez com que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) decidisse por dividir a licitação em duas. A primeira vai escolher o modelo de tecnologia (coreano, japonês ou europeu, por exemplo). Depois de definida a tecnologia, será feita a licitação das obras de engenharia.

A Prefeitura de Piracicaba já possui, inclusive, um projeto de ampliação do parque de fornecedores da montadora sul-coreana. “Ele (projeto) existe sim e pode ampliar a área dos fornecedores, mas ainda está muito no começo”, garantiu o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Pedro Luiz da Cruz, sem dar mais detalhes sobre a proposta.

O porta-voz dos fornecedores da montadora Hyundai em Piracicaba, David Lee, confirmou que muitas empresas sul-coreanas estão interessadas em instalar suas empresas para produção de peças do TAV. “Muitas já têm sondado a cidade de Piracicaba e também as do entorno de Campinas e região. Ainda não está nada confirmado, mas há grande interesse”, garantiu o intérprete e funcionário de uma construtora brasileira. 

Ferrovia

De acordo com Waldemar Peres Junior, da área de planejamento da Hyundai, há muitas cidades que são interessantes para as fornecedoras do TAV. “Toda a região de Campinas e Piracicaba, como as cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Hortolândia são ideais por estarem mais próximas do trajeto do trem-bala”, afirmou. Mas ele ressalta ainda que o ideal para os fornecedores seria a reativação do ramal ferroviário entre Santa Bárbara e Piracicaba.

EPTV.com - Camila Ancona

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