sexta-feira, 15 de julho de 2011

Campinas: Jardim Bassoli ganha a primeira Unidade de Paz

Base avançada tem apenas uma cabine e dois guardas municipais

Unidade de Paz inaugurada ontem: uma viatura e dois GMs farão o policiamento 24 horas
(Foto: Dominique Torquato / AAN)

Com uma estrutura discreta, apenas uma cabine em um terreno em frente ao Residencial Parque Jardim Bassoli, na região do Campo Grande, em Campinas, o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) inaugurou ontem a primeira Unidade de Paz da Guarda Municipal (GM), uma espécie de posto de vigilância inspirado nas Unidades Pacificadoras do Rio de Janeiro. O projeto inaugurado é tímido e tem menos estrutura do que foi prometido no ano passado, quando o então secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública Carlos Henrique Pinto anunciou o projeto. A base terá apenas uma viatura da GM, com dois homens, 24 horas, para apoio ao policiamento preventivo do residencial.

Mesmo sendo apenas uma cabine, a população aprovou a ideia e espera com isso reduzir problemas com a criminalidade. O Residencial Jardim Bassoli é um novo bairro em Campinas e abriga um conjunto de prédios com 2,6 mil unidades habitacionais destinadas à população de zero a três salários mínimos retiradas de áreas de risco.

“A função desses GMs é observar, entrar em contato com a população, conhecer o nome das pessoas, as pessoas conhecerem cada guarda municipal, dar paz e tranquilidade neste momento”, disse o prefeito.

O pedetista afirmou ainda que as UPs vão ser instaladas em outros grandes conglomerados habitacionais destinados a famílias de até três salários mínimos. “O próximo deve ser no Cambuci, onde inaugurei com o Lula (ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva)”, afirmou Hélio.

Moradora do residencial desde abril, a dona de casa Marisa Severino de Oliveira disse que já chegou a ver a venda de drogas. “Isso é ruim. Eu tenho filhos e não gostaria que eles tivessem contato com pessoas envolvidas com drogas. A presença deste posto deve garantir a nossa segurança”, disse a moradora.

A ideia inicial era de instalar bases da GM e realizar um trabalho semelhante ao que hoje é feito no Rio de Janeiro. Em Campinas, esses postos devem combater tráfico de drogas, um dos principais desafios da polícia.

Milene Moreto Agência Anhangüera de Notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.