terça-feira, 14 de junho de 2011

Fundação faz campanha para incentivar doação de sangue em SP

Apenas 2% da população brasileira é doadora voluntária.
Do G1 SP

No Dia Mundial do Doador, a Fundação Pró-Sangue faz uma campanha para incentivar os voluntários. O objetivo é valorizar os doadores de sangue e atrair mais pessoas que possam doar. Segundo dados do Ministério da Saúde, nem 2% da população brasileira é doadora. O número ideal de doadores de sangue seria entre 5 e 8 milhões por ano. Com isso as pessoas, que precisam de transfusão seriam atendidas de maneira satisfatória.

Quem for ao posto da Fundação Pró-Sangue para doar sangue vai participar da campanha “Doe sangue e passe a bola para um amigo”. Os doadores poderão tirar uma foto com a bola vermelha, ícone da campanha, e assim promover a causa.

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado (evitar alimentos gordurosos quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes), ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo de 50 kg e levar documento de identidade original com foto.

Quem já recebeu a vacina contra gripe pode fazer a doação de sangue 48 horas depois da vacinação. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Para outras informações ligue para o Alô Pró-Sangue 0800-55-0300, ou acesse o site daFundação Pró-Sangue.


Veja a localização de um hemocentro perto de você: http://www.prosangue.sp.gov.br/hemocentros-do-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.