quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cadeia de Monte Mor volta a funcionar após 3 anos

A reativação da unidade prisional foi uma determinação do juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo

Carlos Sousa Ramos/AAN

Interditada desde fevereiro de 2008, a cadeia pública de Monte Mor, anexa à Delegacia de Polícia, voltou a receber presos em suas instalações. A reativação da unidade prisional foi uma determinação do juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Paulo Eduardo de Almeida Sorci. Em seu parecer, ele defende que o espaço, após as reformas concluídas em 2009, possui condições de receber detentos de curta permanência (inadimplentes de pensão alimentícia).

Por outro lado a Prefeitura Municipal de Monte Mor e sentiu contrariada com a decisão e afirmou, através do secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Júlio César de Andrade, que se for ultrapassada a lotação máxima ou algum preso criminal for encaminhado para a cadeia, todos os funcionários municipais que prestam serviço na delegacia (ao todo são 12) serão retirados de suas funções.


'Decisão da Justiça é para ser acatada e vamos cumprir. Mas nós temos um convênio com a Secretaria de Segurança Pública, não com a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária). Há uma diferença enorme de funções que exercem guardas municipais, serventes, estagiários lá dentro. Eles não têm preparo para lidar com presos de alta periculosidade. A preocupação é com a integridade física dessas pessoas' , disse Andrade.

Natan Dias - RAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.