terça-feira, 6 de março de 2012

Diretora da Saúde de Jaguariúna é assassinada

Servidora municipal há 16 anos, neurologista é atacada por motoqueiro que fez três disparos e fugiu

Motoqueiro parou no lado do passageiro e fez três disparos contra a médica
(Foto: Edu Fortes/AAN)
A diretora-assistente da Secretaria da Saúde de Jaguariúna, Ana Olívia Bentivoglio, de 49 anos, foi assassinada com três tiros, disparados por um homem que pilotava uma moto, no início da noite desta segunda-feira (05). Ana Olívia era neurologista e coordenadora do Pronto Socorro do Hospital Municipal da cidade e trabalhava havia 16 anos na Prefeitura.

A polícia não descarta a possibilidade de que o crime tenha sido encomendado, mas o delegado Marcelo Grandinetti Adelino, titular da delegacia de Jaguariúna, afirmou que trabalha inicialmente com uma “tentativa de roubo frustrada”. A hipótese de latrocínio foi descartada, porque nada da vítima foi levado.

O crime aconteceu por volta das 18h na Rua de Cara, no Jardim Elisa, em frente à casa da mãe da companheira da vítima, a médica Benedita de Fátima Machado de Souza, que é superintendente do mesmo hospital onde Olívia trabalhava.

A funcionária pública chegava à casa quando foi surpreendida pelo motociclista, que disparou três vezes do lado do passageiro. As balas atravessaram o vidro e acertaram a vítima no pescoço e outro no peito. Outro tiro disparado não atingiu a neurologista.

De acordo com informações da polícia, o irmão de Benedita, que mora na casa vizinha onde o crime aconteceu, foi quem prestou os primeiros socorros à vítima, que foi levada em seu próprio carro até o Hospital Municipal da cidade, onde chegou em estado grave. Ela teve uma parada cardíaca e não resistiu aos ferimentos.

Na rua onde o crime aconteceu os vizinhos não quiseram comentar o assassinato. O homem que prestou os primeiros socorros também não quis falar com a reportagem.

Policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Seccional de Mogi Guaçu estiveram na cidade na noite desta segunda e irão apoiar a investigação. O carro passou por perícia ainda durante a noite e os investigadores da DIG também estiveram no local do crime.

O corpo de Ana Olívia foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) para passar por necrópsia. A polícia quer saber qual arma o assassino utilizou no crime. De acordo com o delegado de Jaguariúna, um projétil foi encontrado no local do crime, mas ele afirmou não ser possível confirmar o calibre.

'A conclusão inicial da polícia é que houve uma tentativa de roubo frustrada. Na ânsia do ladrão, não deu tempo de roubar e acabou atirando. A abordagem foi rápida e ele ( o atirador) acabou se apavorando', indicou o delegado Marcelo Grandinetti.

A polícia não descarta a hipótese de execução, mas afirma que não há históricos que possam indicar que a vítima tenha sido morta por algum 'inimigo' ou até sido confundida com outra pessoa. 'Pelo que levantamos, ela era uma pessoa pacífica, sua função no hospital não era de chefia, ela não tinha muito poder de mando, era mais um trabalho administrativo. As linhas de investigação vão prosseguir, mas a forma como se deu o fato aponta para uma tentativa de roubo', ratificou.

O inquérito será instaurado nesta terça-feira (06) e a polícia começa ainda essa semana a ouvir funcionários do hospital, do Pronto Socorro e também a companheira da vítima. 'A partir desses depoimentos vamos saber se ela tinha alguma inimizade, se houve algum problema, mas em princípio não trabalhamos com execução', disse o delegado.

Assim que soube do crime, o prefeito Gustavo Reis (PMDB) foi para o hospital e acompanhou os familiares da vítima, que vieram de Santo André.

Ele também conversou com o delegado da cidade e acompanhou a remoção do corpo ao IML. O prefeito não quis dar entrevista, mas via assessoria de imprensa relatou que Ana Olívia era uma 'excelente profissional, competente, atenciosa, cumpridora fiel do seu dever'.

Ele disse estar consternado e decretou luto oficial de três dias na cidade. Em nota, a Prefeitura afirmou que 'o crime chocou toda a comunidade jaguariunense, provocando profunda tristeza entre parentes e amigos pela perda de uma pessoa querida e excelente profissional' .

Felipe Tonon DA AGÊNCIA ANHANGUERA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.