segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Viracopos terá centro para monitorar e agilizar serviços

A implantação de um CGA em Viracopos visa melhorar a eficiência do aeroporto, um dos 13 terminais da Copa do Mundo de 2014

Centro agilizará fluxo de passageiros e de aeronaves
(Foto: Elcio Alves/AAN)
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, junto com os aeroportos de Cuiabá (MT) e Natal (RN), deverão receber, até o final de 2012, o Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA), um sistema que permite monitoramento, em tempo real, das operações de aeronaves e da movimentação de passageiros e bagagens.

A proposta é reduzir a burocracia da gestão dos aeroportos e melhorar o fluxo de passageiros e aeronaves. O Centro reúne representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), das companhias aéreas, da Polícia Federal (PF), da Vigilância Sanitária e da Receita Federal em uma única sala.

De acordo com a Infraero, os CGAs permitem, por exemplo, que, assim que for identificada uma fila anormal, determinada empresa aérea seja acionada para aumentar os funcionários disponíveis e assim agilizar o atendimento.

A implantação de um CGA em Viracopos visa melhorar a eficiência do aeroporto, um dos 13 terminais da Copa do Mundo de 2014. Após essa fase com o CGA, é possível que o aeroporto de Campinas seja elevado à categoria de Autoridade Aeroportuária. A autoridade é um colegiado formado por representantes da Receita Federal, Ministério da Agricultura, Polícia Federal, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infrarero e outros órgãos públicos que atuam nos aeroportos. Nos casos onde houver concessão à iniciativa privada, como é o caso de Viracopos, a empresa concessionária também integrará o órgão, mas estará sob a coordenação da estatal.

Hoje, 12 aeroportos possuem CGA, enquanto seis deles já são autoridades aeroportuárias, como o Aeroporto Internacional de Cumbica e Congonhas, em São Paulo; Brasília (DF); Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Confins (MG). Os outros seis são em Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Recife (PE), e ganharão o status de autoridade em outubro.

A Autoridade Aeroportuária terá de cumprir metas de desempenho a serem estabelecidas pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). A implantação do Centro de Gerenciamento Aeroportuário em Viracopos abre caminho para que o terminal de Campinas garanta sua participação na Conaero, que é a comissão de Centro de Gerenciamento em nível ministerial, na qual é possível dar sugestões, analisar propostas que podem modificar as normas da aviação civil e coordenar os trabalhos dos aeroportos.

Maria Teresa Costa Agência Anhangüera de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.