quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Interdição em Rio Claro aumenta demanda de sangue em Piracicaba

Para atender a cidade vizinha, hemonúcleo precisa de mais 100 doadores por mês

Um mês depois da interdição do banco de sangue da Santa Casa de Rio Claro, a saúde do município passou a recorrer ao hemonúcleo de Piracicaba para suprir suas necessidades de sangue. Com a mudança, o núcleo estima aumento de 300 bolsas por mês em sua demanda e, para atender a necessidade, o hemocentro preparou uma agenda especial de campanhas de doação.

Segundo a diretora adjunta do hemonúcleo em Piracicaba, Jordana Torre Regazzo Fuzato, a parceria com Rio Claro foi firmada após a administração analisar as condições e se certificar de que conseguiria suprir a necessidade da cidade vizinha. “Mas existe um problema geral de falta de doadores. De setembro para cá tivemos uma queda de até 20%”, conta.

Em uma doação, cada pessoa deixa 450 mililitros de sangue no banco. Este sangue é dividido em três bolsas: hemácias, plaquetas ou plasma. As 300 bolsas enviadas mensalmente a Rio Claro são destes três componentes. Ou seja, para conseguir atender a demanda, o hemocúcleo precisa de, pelo menos, mais cem doadores por mês.

EPTV.com - Lana Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.