quinta-feira, 21 de julho de 2011

Campinas vive forte crescimento no setor hoteleiro

Desenvolvimento econômico aliado à chegada de novas empresas e institutos de pesquisa impulsionam o turismo de negócio, carro-chefe do segmento na Região Metropolitana de Campinas

Suíte da nova ala do Vitória Hotel, no Cambuí: disponibilidade, conforto e bom atendimento são o foco principal do segmento.
(Foto: Elcio Alves/AAN)
Campinas e região vivem hoje um forte crescimento na demanda do setor hoteleiro. Desenvolvimento econômico aliado à chegada de novas empresas e institutos de pesquisa impulsionam o turismo de negócio, carro-chefe do segmento na Região Metropolitana de Campinas (RMC). 

Para atender a um público formado por executivos, técnicos e turistas de lazer, redes locais e grandes nomes no cenário nacional se preparam para a construção de novos hotéis e a ampliação de unidades já existentes. 

A projeção do governo municipal de Campinas é que 4 mil leitos serão incorporados à oferta atual, que é de 8 mil quartos, até 2014. A estimativa é de, em três anos, chegar aos 12 mil leitos disponíveis. 

Nas contas dos representantes governamentais e de especialistas de mercado, entre quatro e seis novos hotéis serão construídos na cidade. A região também deverá se beneficiar desse movimento de ampliação do setor hoteleiro.

Como a taxa de ocupação em Campinas está muito elevada, principalmente nos nichos com tarifas médias e mais em conta, muitos visitantes procuram vagas em cidades vizinhas. De acordo com dados do setor, a taxa média de ocupação no mercado campineiro está hoje em 80%, mas há faixas nas quais chega a praticamente 100%, dependendo do dia da semana e se há eventos, convenções ou concursos públicos. 

O secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Rui Rabelo, afirmou que não há uma estimativa dos valores que serão empregados para a construção de novas unidades e na ampliação de hotéis que já operam no município. Mas ressaltou que o quadro é “promissor” para a geração de postos de trabalho no setor e ainda dos recursos que serão aplicados pelos empreendedores. 

Sem revelar nomes, o secretário comentou que há interesse de grupos locais e também de redes internacionais em construir unidades no município.

Adriana Leite Da Agência Anhangüera 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.