Segundo a Caixa, liberação de dinheiro depende do
Ministério das Cidades.
Prefeitura de Campinas tinha expectativa de resultado até o fim de 2014.
Prefeitura de Campinas tinha expectativa de resultado até o fim de 2014.
Cinco meses após assinar convênio
para receber verba de R$ 1,2 milhão, destinada ao estudo sobre a viabilidade de
um corredor de transportes entre o Centro de Campinas (SP) e o Aeroporto Internacional de Viracopos, a
Prefeitura ainda não conseguiu abrir concorrência para definição da empresa que
fará o trabalho. Segundo a Caixa Econômica Federal, a liberação do dinheiro
depende de um procedimento do Ministério das Cidades.
Ao
anunciar o acordo com o ministério, em junho do ano passado, o
secretário municipal de Administração, Silvio Bernardin, tinha a expectativa de
ter o resultado do estudo até o fim de 2014. Apesar disso, o convênio foi
assinado somente em setembro.
O levantamento avaliará, por exemplo, se é possível criar um ramal de linha férrea entre a região central de Campinas e o terminal aéreo, inclusive com a possibilidade de utilizar parte da estrutura do antigo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), desativado em 1995.
O levantamento avaliará, por exemplo, se é possível criar um ramal de linha férrea entre a região central de Campinas e o terminal aéreo, inclusive com a possibilidade de utilizar parte da estrutura do antigo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), desativado em 1995.
Entrave
A Caixa Econômica Federal informou que aguarda a Secretaria de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, editar diretrizes para análise e operacionalização do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) para a licitação que vai definir a empresa poder ser iniciada.
A Caixa Econômica Federal informou que aguarda a Secretaria de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, editar diretrizes para análise e operacionalização do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) para a licitação que vai definir a empresa poder ser iniciada.
Viracopos
O aeroporto de Viracopos passa por uma fase de expansão e começou a utilizar o novo terminal de passageiros em novembro do ano passado. O terminal aéreo tem batido o próprio recorde de passageiros consecutivamente, mas, apesar disso, as soluções de transporte para melhorar à chegada ao local ainda não saíram do papel.
Antigo VLT
O Veículo Leve Sobre Trilhos foi uma tentativa de transporte sobre trilhos em Campinas, que teve obras iniciadas em 1990, mas cinco anos depois foi desativado. A linha usou o antigo leito da estrada de ferro Sorocaba. Em novembro de 1990, o trecho entre as estações Barão de Itapura e Aurélia começou a operar. No ano seguinte, foram inauguradas as estações Central, Vila Teixeira e Campos Elíseos. Essas paradas faziam parte da linha Sul, do projeto, que tem 7,9 quilômetros de extensão.
Estação desativada do Veículo Leve sobre Trilhos em Campinas (Foto: Reprodução EPTV) |
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