quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Recuperação de veículos furtados e roubados em Campinas diminui 11%

Governo diz que 3,8 mil foram localizados em 2014, contra 4,3 mil em 2014.
Estado defende que houve redução do número de crimes na região.


Número de veículos recuperados em Campinas diminuiu em 2014, diz SSP (Foto: Reprodução / EPTV)
Número de veículos recuperados em Campinas diminuiu em 2014, diz SSP (Foto: Reprodução / EPTV)
A recuperação de veículos furtados e roubados em Campinas (SP) diminuiu 11% no ano passado, em relação a 2013, segundo estatísticas da Secretaria da Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP-SP). Entre janeiro e dezembro de 2014 foram registradas nas delegacias as localizações de 3,8 mil unidades no município, contra 4,3 mil no ano anterior.

De acordo com o governo estadual, o índice de veículos encontrados durante o ano passado corresponde a 48,3% da quantidade de unidades furtadas e roubadas na cidade. "Além de ser assaltado, você não encontra os bens", criticou o economista Renato Cardoso. Ele disse que teve o carro roubado no ano passado e o automóvel não foi achado pela Polícia Civil.

Preço salgado
O Sindicato dos Corretores de Seguros afirma que, além da sensação de insegurança, o índice reflete no aumento de preços aos consumidores. Em 2014, os valores dos contratos subiram média de 10% na região de Campinas. "Em razão da não venda do veículo, também o faturamento das seguradoras acaba prejudicado. Consequentemente, menos seguro, maior o custo", falou o diretor da sede regional da entidade, Carlos Aparecido Cunha.

Para o especialista em segurança Ruyrilo de Magalhães, o índice de recuperação de veículos indica deficiência do estado para resolver crimes. "Não adianta nós ficarmos nos iludindo. A Polícia vem, diz que está fazendo isso, aquilo, mas é pouco. Ela também não consegue fazer porque não tem estrutura", criticou.

Ações do governo
Procurada pela EPTV, afiliada da TV Globo, a SSP-SP informou que houve queda na quantidade de veículos furtados e roubados na região de Campinas. Além disso, defendeu que a "operação desmanche" é uma das ações para elevar a recuperação de automóveis.


Fonte: Do G1 Campinas e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.