segunda-feira, 14 de julho de 2014

Reclamações no PROCON Campinas aumentam 26,8% em um ano

Este ano, internet, tv a cabo, celular e fixo tiveram juntos 6,4 mil queixas.
Problemas com a rede estão no topo do ranking, com 1.756 registros.
 Procon de Campinas (Foto: Reprodução EPTV)
O PROCON Campinas registrou 6.464 reclamações de consumidores sobre internet, tv a cabo, telefonia móvel e fixa só no primeiro semestre deste ano. O número é 26,8% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram 5.097 queixas. Entre as principais insatisfações dos clientes estão os problemas com o sinal da internet, as cobranças abusivas de tarifas e as cobranças indevidas.
De janeiro a junho deste ano, a internet foi o assunto mais questionado entre os clientes. No topo do ranking, as reclamações sobre a rede saltaram de 813 para 1.756, uma diferença de 115,9%. Em segundo lugar, a tv a cabo gerou 1.330 registros no órgão de proteção ao consumidor, 31% a mais do que no ano passado, que teve 1.014 queixas.

Na telefonia fixa o aumento no período foi de 19,4%, passou de 1.401 para 1.674 casos registrados. O único setor que teve queda foi o da telefonia móvel, mas nem por isso foram poucas reclamações. Caiu de 1.869 para 1.704 queixas sobre o assunto, uma diferença de 9,6%.

Apesar do grande número de casos em Campinas, na maioria das vezes, a solução chega para o consumidor, de acordo com o PROCON. Em todo o ano passado, 92,6% das 44.640 reclamações foram resolvidas.

O encaminhamento das queixas
Depois que a reclamação é registrada, o PROCON abre uma carta de investigação preliminar e encaminha para a empresa contestada, se ela tiver cadastro no órgão. Se não tiver, a carta é entregue para o consumidor, que faz o envio pelos Correios. A empresa deve responder em até cinco dias úteis, a contar da data de recebimento da carta.
Caso a resposta seja negativa, ou não atenda as expectativas, o cliente precisa contactar novamente o PROCON e informar sobre a sua insatisfação. O órgão abre, então, um processo administrativo e convoca uma audiência de conciliação para tentar um acordo com a empresa, que, se não comparecer, pode ser julgada e multada pelo órgão.

Paralelamente, o consumidor pode entrar com uma ação judicial no Juizado Especial em busca de ressarcimento.

Novas regras da Anatel podem ajudar
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou esta semana novas regras para tentar facilitar a vida dos consumidores. Entre elas, a possibilidade de fazer o cancelamento automático de um serviço, prazo de três anos para reclamar de cobrança e acesso às mesmas promoções disponíveis para novos clientes.

Apesar da mudança, a diretora do PROCON de Campinas, Lúcia Helena Magalhães, acredita que o número de reclamações não diminuirá. "As empresas até respondem rápido, entretanto não atendem a pretensão dos consumidores, mantendo a cobrança, o que faz com que o consumidor registre reclamação nos órgãos de defesa", afirma Lúcia.

Fonte: G1 Campinas e Região

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