Indignados com a incoerência e a injustiça que se expressam ao longo da história, na tradição, na política, nas leis que a classe dominante cria e exerce; precarizando às condições de vida e de reprodução social que os indígenas se encontram, cujo território foi reconhecido e demarcado em 5 mil hectares, hoje, se encontra com apenas 600 hectares.
Esta precarização coloca o povo indígena na luta para reaver e garantir de volta suas terras, por meio de mobilizações culturais e políticas, de forma pacífica e consciente na defesa da terra e preservação de sua cultura, para a melhoria efetiva em suas condições de sobrevivência.
Neste vídeo, estão registrados fatos recentes, em várias linguagens, em diversas expressões e sentimentos , que documentam mais um passo da luta histórica dos povos indígenas pelo direito sagrado à terra que lhes foi tomada.
Na Aldeia
Kariri Xocó , no município Porto real do Colégio - Alagoas são mais de 3.500
indígenas estabelecidos em menos de 500 hectares, (porque 150 hectares é
disponibilizado para preservação da mata para rituais) sendo que 4.694,8823
hectares Terras Declarada e 699,3580 hectares Terra Regularizada- segundo dados
oficiais da www.funai.gov.br
O processo de nº 2007.80.01.000294-7 continua a tramitar na 8ª Vara Federal de Arapiraca, até o julgamento final da ação, agora na 5ª Vara em Recife -PE. Aguardamos com esperança e contamos com MPF e FUNAi e todas redes de apoios, nesta defesa.
Participe também através deste abaixo assinado, on line : https://secure.avaaz.org/po/petition/...
O processo de nº 2007.80.01.000294-7 continua a tramitar na 8ª Vara Federal de Arapiraca, até o julgamento final da ação, agora na 5ª Vara em Recife -PE. Aguardamos com esperança e contamos com MPF e FUNAi e todas redes de apoios, nesta defesa.
Participe também através deste abaixo assinado, on line : https://secure.avaaz.org/po/petition/...
Rede de Apoio fortalecida em Campinas-SP graças as interações e integração através do Grupo Sabuká da Aldeia Kariri Xocó que vem uma vez por ano em Espaços de Cultura e Escolas.
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