sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Terra Indígena Kariri Xacó

A legitimidade da ocupação tradicional da Terra Indígena Kariri Xocó foi comprovada por uma extensa documentação histórica, por longos anos de um detalhado processo administrativo de demarcação e por políticas públicas de reconhecimento do direito indígena. Porém, este processo foi interrompido. Isto por meio de uma liminar como recurso jurídico que parte dos latifundiários se apoiaram para defender seus interesses em torno da propriedade privada.

Indignados com a incoerência e a injustiça que se expressam ao longo da história, na tradição, na política, nas leis que a classe dominante cria e exerce; precarizando às condições de vida e de reprodução social que os indígenas se encontram, cujo território foi reconhecido e demarcado em 5 mil hectares, hoje, se encontra com apenas 600 hectares.

Esta precarização coloca o povo indígena na luta para reaver e garantir de volta suas terras, por meio de mobilizações culturais e políticas, de forma pacífica e consciente na defesa da terra e preservação de sua cultura, para a melhoria efetiva em suas condições de sobrevivência.

Neste vídeo, estão registrados fatos recentes, em várias linguagens, em diversas expressões e sentimentos , que documentam mais um passo da luta histórica dos povos indígenas pelo direito sagrado à terra que lhes foi tomada.

Na Aldeia Kariri Xocó , no município Porto real do Colégio - Alagoas são mais de 3.500 indígenas estabelecidos em menos de 500 hectares, (porque 150 hectares é disponibilizado para preservação da mata para rituais) sendo que 4.694,8823 hectares Terras Declarada e 699,3580 hectares Terra Regularizada- segundo dados oficiais da www.funai.gov.br

O processo de nº 2007.80.01.000294-7 continua a tramitar na 8ª Vara Federal de Arapiraca, até o julgamento final da ação, agora na 5ª Vara em Recife -PE. Aguardamos com esperança e contamos com MPF e FUNAi e todas redes de apoios, nesta defesa.

Participe também através deste abaixo assinado, on line : https://secure.avaaz.org/po/petition/...


Rede de Apoio fortalecida em Campinas-SP graças as interações e integração através do Grupo Sabuká da Aldeia Kariri Xocó que vem uma vez por ano em Espaços de Cultura e Escolas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.