quarta-feira, 20 de agosto de 2014

TRE inicia divulgação para plebiscito sobre 2 novos distritos em Campinas

Consulta será junto com 1º turno das eleições presidenciais, em outubro.
População irá opinar sobre mudanças no Ouro Verde e Campo Grande.


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) inicia, nesta quarta-feira (20), uma campanha de divulgação do plebiscito que irá decidir se as regiões do Campo Grande e Ouro Verde serão transformadas em novos distritos de Campinas (SP). A consulta está marcada para 5 de outubro, junto com o 1º turno das eleições, e todos os eleitores da cidade poderão opinar sobre a possível mudança.

Os moradores serão informados da consulta até 15 de setembro por meio de folhetos que serão entregues pelos Correios nas casas, materiais publicitários exibidos por veículos de comunicação da cidade, além de cartazes em ônibus, terminais e órgãos públicos. Um vídeo sobre o plebiscito foi publicado pelo TRE-SP na internet, nesta manhã.

"Ele [eleitor] escolhe o número 60 se for favorável à criação dos distritos, ou número 30 se for contrário. A consulta é no fim da votação geral. É importantíssimo que a pessoa leve cola para que não confunda", explica a chefe do cartório eleitoral de Campinas, Claudia Sperb.

De acordo com a Prefeitura, a região do Campo Grande possui 190 mil habitantes em 90 bairros, entre eles Satélite Iris e Itajaí, enquanto a área do Ouro Verde tem 240 mil moradores distribuídos em 140 bairros, incluindo DICs', Vida Nova e também o Aeroporto Internacional de Viracopos.

Atualmente, Campinas tem 807.537 eleitores, o terceiro maior colégio eleitoral do estado, e possui quatro distritos, Barão Geraldo, Joaquim Egídio, Nova Aparecida e Sousas.

Regras
As regras determinam que o voto no plebiscito seguirá as mesmas normas de uma eleição convencional, portanto, será obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo a analfabetos, maiores de 70 anos, e menores de 18. Os eleitores, que tem de estar em dia com a Justiça Eleitoral, responderão à seguinte pergunta após votos para deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente: “Você é favorável à transformação da região do Ouro Verde (ou Campo Grande) em distrito, sim ou não?”. Este é o primeiro plebiscito feito no Brasil no mesmo dia da eleição geral.

O que muda?
A divisão sudoeste da cidade, onde estão situados o Campo Grande e o Ouro Verde, é uma das regiões que mais cresce em Campinas, segundo o Executivo. Pelo decreto legislativo aprovado em 2012 para amparar a realização do plebiscito, a divisão territorial entre os possíveis distritos é definida pelo curso Rio Capivari. A principal mudança no caso de transformação dos bairros em distritos é com relação à independência administrativa, uma vez que cada região terá subprefeitura. A nova organização também permite a implantação de cartórios, batalhões policiais ou Bombeiros.


Fonte: G1 Campinas e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.