segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Em cerimônia rápida, Serafim Júnior toma posse como prefeito interino

Presidente da Câmara assume o cargo pela 2ª vez; eleição indireta indicará sucessor

O presidente da Câmara, Pedro Serafim Júnior (PDT), reassumiu oficialmente a Prefeitura de Campinas, às 10h30, nesta segunda-feira (26), em cerimônia rápida de posse na sala de presidência do Legislativo. O pedetista já ocupou o cargo de prefeito por 14 dias, entre o fim de outubro e começo de novembro, quando Demétrio Vilagra (PT) havia sido afastado temporariamente pela Comissão Processante (CP). Agora, com a cassação do mandato, o vereador comandará o Executivo por até 90 dias, tempo que Thiago Ferrari (PTB), primeiro vice-presidente e que também tomou posse da Câmara, tem para convocar a eleição para o mandato-tampão.

A cerimônia durou menos de dez minutos. Com exceção dos vereadores do PT e da base aliada de Vilagra, os demais tiveram presentes na posse e assinaram o livro. Entre os novos secretários que devem assumir o primeiro escalão estavam presentes Alcides Mamizuka (chefia de Gabinete) e Wilson José (Comunicação). Após a cerimônia na Câmara, Serafim Júnior segiu para a prefeitura para começar a trabalhar como prefeito.

O afastamento oficial de Vilagra foi publicado no Diário Oficial do Município divulgado nesta segunda-feira, cinco dias depois da cassação de Vilagra na Câmara, por 29 votos a 4. A defesa do prefeito afastado, deve protocolar o recurso para tentar anular a decisão, a partir de 9 de janeiro, quando termina o recesso do Judiciário. 

Sucessão
O novo presidente da Câmara, Thiago Ferrari se reúne nesta segunda-feira (26) com o juiz da 33° Zona Eleitoral, Nelson Augusto Bernardes, para definir os critérios da eleição indireta, ou seja, pelo voto dos 33 vereadores da Câmara, que vai eleger o substituto de Serafim Júnior a partir de março para o mandato-tampão, até o fim do ano.

Na tentativa de contrapor o pleito indireto para a escolha do novo prefeito e vice, o diretório do PT de Campinas deve entrar nesta semana com um pedido na Justiça Eleitoral para que a eleição seja de forma direta. A solicitação será discutida nesta terça-feira (27), segundo o líder do PT no Legislativo, o vereador Josias Lech (PT), em reunião com membros do partido.

O nome que assumirá a Prefeitura de Campinas deverá ser conhecido em março, prazo final que o vereador Ferrari tem para convocar a eleição.

EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.