Motivo da paralisação foi reivindicação do pagamento de horas extras, folgas não remuneradas e punições recebidas por cobradores e motoristas
Pessoas aguardam ônibus em ponto (Foto: Carlos Sousa Ramos/AAN) |
Motoristas e cobradores da VB Transportes e Turismo decidiram por não fazer greve em assembleia realizada às 4h desta quarta-feira (16), porém atrasaram em 3 horas e meia a saída de sua frota da garagem da empresa. O atraso causou transtornos nesta manhã para os usuários da Linha 1 - Azul, que atende cerca de 25% da população que usa transporte coletivo em Campinas, o que corresponde a 170 mil pessoas. A região afetada pela greve foi o Ouro Verde, Vila União, Campo Belo e Corredor Amoreiras. Segundo informações passadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), os terminais Ouror Verde e Vila União já estão reabertos e os motoristas e cobradores retomam as atividades de maneira gradativa nesta manhã. A previsão é que o serviço se restabeleça completamente ainda hoje. Enquanto o serviço não é totalmente restabelecido, o Plano de Atendimento Especial em Situação de Emergência (Paese), que basicamente consiste em colocar veículos de outras empresas para suprir a área afetada pela paralisação, continua.
O Sindicato dos Rodoviários de Campinas e Região publicou um edital de convocação de greve a partir da zero hora de quarta-feira (16), alegando que a VB Transportes estaria descumprindo algumas cláusulas do acordo coletivo, como a remuneração de feriados e folgas trabalhadas e a entrega do vale-refeição. Em comunicado à imprensa, os representantes da VB esclareceram que os feriados e folgas trabalhadas foram pagos regularmente mas, mesmo assim, que iriam reavaliar as escalas de trabalho de motoristas e cobradores do mês de outubro.
Portal RAC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.