sexta-feira, 27 de maio de 2011

Vice-prefeito de Campinas é preso ao desembarcar no aeroporto de São Paulo

Demétrio Vilagra estava em viagem de férias na Espanha


Da Agência EPTV


  O vice-prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), foi preso no início da noite desta quinta-feira (26), ao desembaracar no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Vilagra era considerado  foragido da Justiça desde sexta-feira (20), por suposto envolvimento em um esquema de fraudes em contratos públicos investigado pelo Ministério Público. Ele estava em uma viagem de férias na Espanha e está na lista das 20 pessoas que tiveram a prisão temporária decretada pela Justiça a pedido da Promotoria.
  O voo, que estava previsto para chegar às 18h15, pousou no aeroporto às 19h01. Assim que deixou a aeronave, o político foi escoltado por policiais federais e levado à delegacia da coorporação, dentro do aeroporto. A prisão foi cumprida pelo delegado da corregedoria da Polícia Civil, Roveraldo Bataglini. Às 20h10, Vilagra finalmente deixou o saguão, seguindo para o Instituto Médico Legal (IML), em Campinas. O político já passou por exames de praxes e foi encaminhado à cadeia anexa ao 2º Distrito Policial. "Nunca me envolvi com isso (fraudes)", disse o vice-prefeito.
   Na quarta-feira (25), o advogado do vice, Ralph Tórtima, entrou com pedido de revogação da prisão temporária na 3ª Vara Criminal de Campinas, que foi negado pelo juiz Nelson Augusto Bernardes. Ele já ingressou com um novo pedido. O advogado disse no final da noite de quinta-feira que espera que seu cliente seja chamado para depor ao Ministério Público o mais rápido possível.
   Ainda na sexta-feira, quando a Justiça decretou a sua prisão, o vice-prefeito informou através de um microblog que estava antecipando a viagem, mas depois corrigiu a informação por meio dos advogados de defesa dizendo que estava em um grupo de excursão e, por isso, não voltaria antes.
  O Ministério Público justificou as prisões por haver indícios de que os suspeitos estariam se articulando para dificultar investigações sobre fraudes em licitações e contratos públicos.


Apoio Importante

  O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT), disse na segunda-feira (23) que acredita que não há nenhum envolvimento do vice-prefeito no esquema de supostas fraudes em contratos públicos na cidade e ainda, que confia em toda a lisura do processo que está sendo investigado pelo Ministério Público. O político também publicou em seu blog oficial comentários que defendem o vice-prefeito.
 Documentos entregues à EPTV no domingo (22) de forma anônima mostram indícios do envolvimento de Demétrio Vilagra no esquema de supostas fraudes em contratos públicos. Ele não foi chamado pela Promotoria para depor sobre o caso, mas está na lista dos mandados de prisão temporária decretados pelo juiz da 3ª Vara Criminal de Campinas, Nelson Augusto Bernardes, a pedido do MP.
   De acordo com os advogados que representa o vice-prefeito, o que foi apresentado até o momento não é suficiente para ligar Demétrio Vilagra ao esquema de fraude que está sendo apresentado ao Ministério Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.